Respostas
Irineu Evangelista nasceu no interior do Rio Grande do Sul em 1813. Órfão de pai e educado pela mãe, aos 9 anos veio para o Rio de Janeiro com um tio e começou a trabalhar com um comerciante português.Aos 15 anos começou a trabalhar com guarda livros para um comerciante escocês. Poucos anos depois associou-se a ele e viajou para a Grã - Bretanha, local onde adquiriu vastos conhecimentos sobre a Segunda Revolução Industrial.
Ao voltar ao Brasil em 1846 ele comprou uma pequena fundição em Niterói, no Rio de Janeiro. Em pouco tempo a fundição se transformou no primeiro estaleiro de construção naval do Brasil, responsável pela construção de diversos navios utilizados na Guerra do Paraguai.
Em 1851 criou o seu primeiro banco, o Banco do Brasil. Foi o segundo Banco do Brasil criado aqui, visto que a família real já havia criado um na sua chegada ao continente em 1808. Mas o Banco de Irineu só funcionou durante dois anos, pois precisou se fundir a outro banco sob ordem do governo, transformando-se no atual Banco do Brasil.
Foi então que Irineu fundou outro banco, o MacGregor & Cia, com filiais em várias capitais, Londres, Nova Yorque e Paris. Com receio da intervenção do governo Irineu procurou o chefe de governo, Marquês do Paraná, pois havia organizado os estatutos no novo banco de forma peculiar. O Marquês ficou tão interessado nas ideia que fez com que seu filho, genro e pai fosse integrados na formação do banco.
Em 1867 a Casa Mauá MacGregor & Cia. foi transformada no Banco Mauá & Cia que sobreviveu até 1878.
A modernização do Brasil está intimamente relacionada a formação da Mauá, MacGregor e Cia, Instituição Financeira (1855). Isso porque Mauá foi um dos grandes patronos de nosso desenvolvimento modernizador.
O banco, cujo nome Mauá, MacGregor e Cia representava, contava com mais de 170 sócios. A empresa tinha um representante em Londres (Alexander Donald MacGregor), e contava ainda com várias filiais ao redor do mundo (França, Argentina e Estados Unidos, por exemplo).
O Mauá, MacGregor e Cia transformou-se, em 1867, no Banco Mauá & Cia, este, por sua vez, foi dissolvido em 1878.
Podemos resumir, portanto, a história da Formação da Mauá, MacGregor e Cia, da seguinte forma:
- Foi um banco fundado pelo Barão de Mauá e seus associados;
- Teve mais de cem sócios e filiais ao redor do mundo;
- Mudou de nome em 1867;
- Dissolveu-se em 1878;
- Representa a modernização do Brasil, já que a criação de um banco é símbolo do crescimento econômico e da necessidade de se investir, emprestar, armazenar, registrar e manipular valores diversos de capital;
Dentre as realizações de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, estão:
- A canalização do Rio Maracanã, em 1850;
- A instalação dos sistemas de iluminação a Gás do Rio de Janeiro, 1854;
- A construção inicial da Estrada de Ferro de Petrópolis, em 1854;
- A instalação do Cabo submarino telegráfico que ligava o Brasil a Europa, em 1857.
Agora que você já sabe mais sobre a formação da Mauá, MacGregor e Cia, Instituição Financeira (1855), que tal aprofundar seus conhecimento sobre outras questões relacionadas?
Sobre os indígenas da Amazônia, leia:
brainly.com.br/tarefa/18266072
Sobre a construção de ferrovias no Brasil
brainly.com.br/tarefa/19064225
Sobre as realizações do Barão de Mauá
brainly.com.br/tarefa/19534878
-
Matéria: História
Nível: Ensino fundamental