4)Para responder as atividades abaixo, leia atentamente o texto: APÓLOGO DO LÁPIS E A BORRACHA Na mesa de uma biblioteca, dentre outros instrumentos de estudo, havia um lápis e uma borracha que disputavam muito entre si, para saber quem era o mais eficiente. O lápis se gabava para a borracha: "Eu sou o melhor, faço desenhos perfeitos, redações impecáveis, tudo graças ao meu talento." "É, mas sou eu quem apaga seus erros e borrões, que aliás, não são poucos. Se não fosse por mim, o seu trabalho não teria sucesso algum. ""Cara colega borracha, a sua função é secundária e portanto poderá ser dispensada facilmente.""Então acha que não tenho importância? Veremos isso em um momento de necessidade." O lápis ficou pensativo imaginando se a borracha se negaria a corrigir suas falhas dali em diante; mas o que aconteceu foi algo diferente. Uma noite o dono da biblioteca precisou escrever um carta, o lápis ia fazendo o seu trabalho, dando forma a cada palavra, até que houve o primeiro erro e a borracha foi usada. Antes mesmo de ser conduzida ao local do erro, propositadamente apagou duas linhas inteiras. O lápis percebendo a artimanha da colega começou a espalhar falhas por todo o texto, fazendo com que a borracha trabalhasse mais. E assim seguiram por toda a noite até que o lápis de tanto ser apontado ficou minúsculo e a borracha de tão gasta, já não servia para apagar. O autor da carta não pensou duas vezes, e jogou aqueles dois objetos inúteis no lixo. Na tentativa de se autoafirmar, os dois com seu orgulho e arrogância foram parar onde tinham de estar: na lata do lixo. Fonte : http://jholandainglesportugues.blogspot.com/2013 a) Quais os principais personagens do texto? b) O texto é um apólogo. Justifique essa afirmação: c)Qual a moral que o texto nos traz? d) Na oração "eu sou o melhor", classifique o tipo de sujeito e o tipo de predicado: e) Em "Uma noite o dono da biblioteca precisou escrever um carta" identifique o verbo e seus complementos: f) Na oração "O lápis percebeu a artimanha da colega", qual o verbo e como ele se classifica? g) Que tipo de predicado temos na oração "O autor da carta não pensou duas
Respostas
Resposta:O Lápis e a Borracha
O Lápis era o melhor amigo da borracha, só quando ele errava.
Mas um dia a borracha chegou e disse:
-O Lápis você é muito folgado, você vive errando.
O Lápis olhou para a Borracha e disse furiosa com sua amiga.
-Você que é folgado vive preso em cima de min.
Os amigos eram inseparáveis eles ajudavam seu dono de segunda a segunda
Mas dia o Lápis teria uma prova muito difícil para fazer, mas ele estava muito nervoso, a borracha chegou perto e deu seu conselho:
-Calma amigo tenha calma.
O Lápis nervoso respondeu:
-Obrigado pela a ajuda, mas eu não consegui pensar fiz o que pude.
-Você foi muito bem vai passar com muita tranqüilidade.
O Lápis foi para casa ansiosa para saber o resultado da prova, o problema é de ela só iria sair na semana que vem.
Enquanto o resultado não chega o Lápis continua escrevendo, escrevendo e escrevendo, e a borracha continua apagando, apagando e apagando, amigos para sempre.
Espero ter ajudado!!!!!!!!!!!!!
Explicação: só confia
que dá tudo certo