e) H4SIU4
3a Questão) Analise as alternativas abaixo, relacionadas com a estrutura
atômica e a tabela periódica, e assinale a verdadeira. (0,5)
a) A adição de um elétron ao átomo de carbono (Z = 6) libera mais energia
do que a adição de um elétron ao átomo de nitrogênio (Z = 7).
b) A segunda energia de ionização do potássio (Z = 19) é maior que a
segunda energia de ionização do cálcio (Z =20).
c) A primeira energia de ionização do cálcio é menor que a primeira energia
de ionização do potássio.
d) Em conformidade com o modelo atômico de Bohr, a energia do elétron
independe da órbita em que ele se encontra, dependendo apenas do número
atômico.
e) No modelo atômico de Thomson, os elétrons vibravam quanticamente em
torno de um núcleo eletricamente neutro, no qual o número de prótons
sempre era igual ao número de nêutrons.
Respostas
Resposta:
Letra A: A adição de um elétron ao átomo de carbono (Z = 6) libera mais energia do que a adição de um elétron ao átomo de nitrogênio (Z = 7)
Explicação:
A formação de uma ligação química libera energia. A afinidade eletrônica (que é a medida de energia liberada para fazer com que um elétron entre na eletrosfera; ou seja, quanto maior a afinidade eletrônica, maior a facilidade para a entrada de um elétron na eletrosfera e menor será a energia liberada para ), na Tabela Periódica, cresce para a direita nos períodos (pois cresce o número atômico e, portanto, há maior atração dos elétrons pelo núcleo) e para cima nos grupos (pois diminuem o número de níveis, o que aumenta a atração do núcleo sobre a eletrosfera). Isso significa que, quanto maior a afinidade eletrônica, menos energia será liberada para a entrada do novo elétron, o que implica na maior facilidade de entrada deste. Perceba que quanto menos energia é necessária para ser liberada, mais fácil é a entrada do elétron (maior afinidade eletrônica).
Assim sendo, seguindo essa regra, o Carbono libera mais energia do que o Nitrogênio, de modo que apresenta menor afinidade eletrônica e, portanto, apresenta maior dificuldade do que o Nitrogênio para receber um elétron. Usando a regra prática, percebemos que tanto o C quanto o N estão no mesmo período, porém aquele que possui maior afinidade eletrônica/menor energia liberada está mais a direita, ou seja, o Nitrogênio.
Assim sendo, letra A.