Pesquise sobre as revoltas africanas anti-imperialistas e comente:
a- Rebelião de Ashanti e sua rainha guerreira Yaa Asantewaa:
b- Batalha de Isandhlwana e o exército do rei Cetshwayo:
Respostas
Resposta:
A Rebelião Ashanti, assim como a Guerra dos Boxers, foi um movimento de resistência contra o domínio imperialista das terras da África e da Ásia, respectivamente. Ocorrida em Gana, na região antes denominada Costa do Ouro. ... A rebelião foi vencida pelos ingleses, que perseguiram e aprisionaram os seus líderes.
Asantewaa entrou para a história como a “rainha guerreira” e conseguiu vencer a batalha pelo trono. Os britânicos nunca encostaram as mãos no objeto sagrado. No entanto, após seis meses de luta, os britânicos capturaram a filha dela e forçaram a líder a se render. Ela também se exilou nas Seicheles.
Batalha de Isandlwana, em 22 de janeiro de 1879, foi o primeiro grande combate da Guerra Anglo-Zulu, entre o Império Britânico e o Reino Zulu.
A 12 de janeiro de 1879, um exército britânico composto por cerca de 8000 homens e dividido em 3 colunas atravessou a fronteira entre a colónia do Natal e as terras dos Zulus, na atual África do Sul, e avançou em direção a Ulundi, a capital do reino.
A invasão ocorreu após se ter esgotado o prazo concedido pelo Alto Comissário britânico, Sir Henry Bartle Frere, ao rei zulu Cetshwayo, para cumprir os termos de um ultimato que lhe fora entregue um mês antes. O ultimato previa, entre outras condições, o pagamento de uma indemnização por danos causados aos súbditos britânicos, a liberdade de movimentos dos missionários europeus no reino e a desmobilização do exército zulu.
Além disso, colocava o reino sob a vigilância de um agente da coroa, que deveria supervisionar o cumprimento integral do acordo. Cetshwayo, embora não tivesse intenção de enfrentar o Império Britânico, não podia aceitar os termos humilhantes do ultimato, ao qual não respondeu, compreendendo naturalmente que isso significava a guerra.
Explicação:
espero ter ajudado bjs<3