• Matéria: Filosofia
  • Autor: karla2018medeirossan
  • Perguntado 5 anos atrás

Na obra, Crítica da razão pura, de Immanuel Kant, esse filósofo erige um tribunal da razão, para esclarecer quais são os limites que devem estabelecer a possibilidade do conhecimento e de se ter certeza que o conhecimento não é uma ilusão. Daí podemos dizer que, segundo esse filósofo: *
2 pontos
a) O conhecimento se processa a partir das coisas EM SI.
b) O conhecimento brota do confronto entre as coisas EM SI e PARA SI.
c) O conhecimento é um ato espontâneo gerado pela nossa imaginação.
d) O conhecimento se processa a partir das coisas PARA SI.
e) O conhecimento se dá apenas como realidade a posteriori.

Respostas

respondido por: elamambretti
4

Para Kant, a possibilidade do conhecimento:

b) O conhecimento brota do confronto entre as coisas EM SI e PARA SI.

Kant é considerado o pensador mais influente dos tempos modernos e concebeu seu sistema como uma síntese e superação das duas grandes correntes da filosofia da época: o racionalismo, que enfatizava a preponderância da razão como forma de conhecer a realidade, e o empirismo, que dava primazia à experiência.

Para tanto, Kant elaborou primeiro uma teoria do conhecimento, cujo objetivo era determinar os princípios que governam o entendimento humano e os limites de sua aplicação.

Para Kant, o conhecimento é um processo de síntese, no qual o intelecto proporciona a forma e a experiência oferece o conteúdo. A ligação entre ambos se estabelece pela imaginação, entendida por Kant como faculdade criadora.

Na Crítica da razão pura, ele distingue duas formas básicas do ato de conhecer:

. O conhecimento empírico: a posteriori, que é aquele que se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, isto é, que é posterior à experiência.

. O conhecimento puro: a priori, que é aquele que não depende de quaisquer dados dos sentidos, ou seja, que é anterior à experiência. Nasce puramente de uma operação racional.

Portanto, em Kant, não temos acesso a coisa em si, pois a mente humana não altera a realidade, entretanto, ela altera a nossa experiência da realidade, isto é, a mente humana torna possível a experiência.

Bons estudos!

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