Respostas
Explicação:
Antes de tudo, precisamos sabe o que foi o DIP, vamos lá: “ O DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) foi criado por decreto presidencial em dezembro de 1939, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto às camadas populares.
Agora podemos prosseguir :
O DIP possuía os setores de divulgação, radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa. Cabia-lhe coordenar, orientar e centralizar a propaganda interna e externa, fazer censura ao teatro, cinema e funções esportivas e recreativas, organizar manifestações cívicas, festas patrióticas, exposições, concertos, conferências, e dirigir o programa de radiodifusão oficial do governo. Vários estados possuíam órgãos filiados ao DIP, os chamados "Deips". Essa estrutura altamente centralizada permitia ao governo exercer o controle da informação, assegurando-lhe o domínio da vida cultural do país.
Então, pode-se concluir, que o DIP não poderia ser o único fator, pois Getúlio Vargas por ser extremista, poderia agir de diversas formas, pois tinha os militares com ele, se ele não conseguisse censurar de uma forma, agiria de outra para manter seu poder, como conseguiu, por 15 anos consecutivos.