• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: JulianaMelo2310
  • Perguntado 9 anos atrás

Passar em um concurso concorrido não é tarefa fácil. A seguir é relatado o caso do estudante de 17 anos que foi aprovado em segundo lugar enfrentando mais de 7 mil concorrentes. Leia a reportagem.
Estudante de 17 anos é aprovado em 2º lugar no concurso do TRE de RR
Ianh Martins enfrentou 7 mil concorrentes em prova para técnico judiciário.
Jovem se preparou por quatro meses: 'Estudava oito horas por dia', diz.
Ianh Coutinho, de 17 anos, estudou oito horas por dia durante quatro meses para ser aprovado em 2º lugar no concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), que ocorreu em março deste ano.
(Foto: Emily Costa/ G1 RR)

Aos 17 anos e no segundo semestre do curso de Direito, o jovem Ianh Coutinho queria estabilidade financeira e por isso resolveu fazer o primeiro concurso público. Para tornar o sonho real e conquistar uma das quatro vagas ofertadas para a função de técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), estudou oito horas por dia durante quatro meses. Resultado: venceu mais de 7 mil concorrentes e conquistou o 2º lugar do concurso.
"Quando comecei a estudar, não sabia nem como as questões de concurso eram feitas. Eu achava que era igual a vestibular. Então, primeiro entendi como funcionam essas provas e depois que aprendi a resolver prova de concurso, comecei a estudar as matérias cobradas pelo edital", disse Coutinho. O salário do cargo de técnico judiciário do TRE chega a R$ 5.425,79.

FONTE: Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2015.

Baseado no texto, as duas palavras que podemos identificar como fatores críticos para o sucesso do jovem estudante são:

a. Persistência e criatividade já que o candidato foi original em criar um método de estudo inovador e criativo que lhe garantiu o sucesso.
b. Atenção e ganância. A remuneração alta foi a grande motivação para continuar estudando.
c. Sorte e dedicação já que foi preciso cair aquilo que o candidato sabia para poder ser aprovado no concurso.
d. Técnica e dedicação. Se por um lado o candidato procurou criar sua técnica de estudo, por outro foi preciso somar a isso uma grande parcela de dedicação.
e. Superação e competição. O candidato superou a tudo e a todos pelo prazer de competir e ser superior aos demais.

Respostas

respondido por: marcondesiac
7
Resposta: d) Técnica e Dedicação

Alexwts1: Certa valew
Perguntas similares