O corpo é revestido por cutícula com ventosas de fixação, tubo digestório com boca e, em geral são hermafroditas. A fêmea coloca cerca de 400 ovos por dia nas veias e capilares da parede do intestino, provocando inflamações nesses vasos, o que facilita a passagem destes ovos para a cavidade intestinal, sendo eliminados pelas fezes. Se estas chegarem até a água, os ovos se romperão e liberarão uma larva ciliada. A larva necessita de um hospedeiro intermediário para continuar viva, por isso ela parasita os planorbídeos, do gênero Biomphalaria, que vive em água doce parada ou de pouca correnteza. O texto a cima refere-se a qual patologia:
a) Teníase; b) Esquistossomose; c) Cisticercose; d) Hidatidose; e) Ascaridíase;
Respostas
Olá, tudo bem?
O texto acima refere-se a patologia expressa em: (b) Esquistossomose.
- Por quê?
Para responder a questão, quando não se domina o assunto, basta identificar a qual ser vivo o nome científico "planorbídeos" se refere, a partir daí é possível identificar o tipo de patologia tendo a "identidade" do hospedeiro.
- O que é um "planorbídeo"?
O planorbídeo é o nome científico do animal que conhecemos por caramujo. Tendo em mente essa informação, é bem sabido que tal animal é responsável por transmitir a patologia nomeada por "Esquistossomose".
- O que é a Esquistossomose?
Tal patologia também é conhecida por "Barriga D'água", sendo uma infecção transmitida pela água doce contaminada por caramujos ou dejetos de humanos previamente contaminados. O parasita penetra a pele e, através da corrente sanguínea, atinge diversos órgãos (fígado, intestino, bexiga, etc.) podendo causar infecções, irritações, coceiras, febre, dores musculares, dores e cabeça, dores na barriga, dentre outros.
Leia mais em:
✑ https://brainly.com.br/tarefa/37928904
Espero ter ajudado :-) Bons estudos!