Respostas
Temos os seguintes dados:
Pelo foco já podemos ver que a parábola não possui o centro na origem, pois a coordenada "x" do foco é 1 e como sabemos, o foco, o vértice e diretriz estão alinhados. Sabendo da coordenada "x" vamos procurar a coordenada "y" do vértice, mas para isso vamos iniciar escrevendo a reta diretriz em forma de ponto (x, y):
Sabemos que a distância entre o vértice e a diretriz é igual ao "parâmetro (p)", então vamos buscar esse resultado usando a relação distância entre dois pontos, dada por:
Organizando os dados da diretriz e do foco:
Substituindo os dados na relação:
Portanto temos que o parâmetro (p) é igual a 1/2. A distância do vértice até a reta diretriz ou até o foco é a mesma, então vamos dividir o parâmetro por 2 para descobrir a tal distância:
Agora vamos subtrair o valor da coordenada "y" do foco por 1/4, já que o foco se encontra acima do vértice, ou seja, temos que a fazer a subtração da coordenada de cima (foco) pela medida do parâmetro.
Portanto o vértice é dado por:
A nossa parábola tem a concavidade para cima, já que a diretriz está na parte negativa, logo a equação que define ela é dada por:
Mas como sabemos, a parábola não está na origem, então temos que subtrair de "x" e "y" a coordenada onde o centro se encontra:
Os elementos xo e yo são os valores do vértice. Substituindo os dados na relação:
Espero ter ajudado