Observe o texto a seguir: “No Oriente, sem dúvida, os caracteres móveis são conhecidos; lá, aliás, é que foram inventados e utilizados bem antes de Gutenberg: caracteres de argila cozida já são utilizados na China no século XI e, no século XIII, na Coreia, textos são impressos com caracteres metálicos. Mas, à diferença do Ocidente depois de Gutenberg, a utilização dos caracteres móveis permanece, no Oriente, limitada, descontínua, confiscada pelo imperador ou pelos mosteiros, o que, assim mesmo não significa a ausência de uma cultura do impresso de larga envergadura.” (CHARTIER, Roger. Do códige ao monitor: a trajetória do escrito. Estud. av. 1994, vol.8, n.21, pp. 185-199. ISSN 0103-4014.)
De acordo com o texto:
a) A revolução tecnológica da imprensa foi feita primeiramente na China.
b) Gutenberg apropriou-se da estrutura tipográfica oriental e a disseminou no Ocidente.
c) Apesar de haver uma técnica de impressão no Oriente, lá não foi possível a revolução que Gutenberg realizaria no Ocidente, em face das limitações culturais.
d) Os chineses transportaram a tecnologia da imprensa para o Ocidente.
e) Os tipos móveis da imprensa de Gutenberg dependiam de manutenção chinesa.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa Correta: "C"
Explicação:
A revolução tecnológica da imprensa, promovida por Gutenberg, dependia das condições políticas que a conjuntura dos reinos alemães, à época, oferecia-lhe. A réplica de textos com tipos móveis tornou-se uma prática tipicamente ocidental porque, ao contrário do Oriente, no período da Idade Moderna, o Ocidente havia disseminado a prática da leitura silenciosa, e o desenvolvimento das línguas nacionais, como o alemão, ajudou a publicação de livros com maior recepção do público.
Bons Estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás