4) Os conhecimentos prévios são a bagagem que o aluno já possui, antes de frequentar as aulas. Com base nos seus conhecimentos, aponte a alternativa que NÃO indica uma forma de aproveitamento dos conhecimentos prévios dos alunos, nas relações de ensino-aprendizagem. a) Rodas de bate-papo sobre os temas das aulas que serão dadas. b) Pedir ao aluno que dê sua opinião sobre o tema introduzido na aula. c) Pedir que os alunos pesquisem sobre o tema da aula e levem ideias para a sala de aula. d) Levar textos, recortes, notícias, livros, entre outros materiais, que falem sobre o tema da aula. e) Permitir que os alunos falem aquilo que sabem sobre o tema e depois desconstruir todas as suas impressões.
Respostas
Resposta:
E. Você vai desconstruir as impressões do aluno?
1. Leia o excerto que segue:
"Vale a pena insistir na indagação acima: o que é mesmo ter uma língua em comum? Será que é o fato de dominar um conjunto de regras sintáticas e morfológicas, um léxico e uma fonologia? É a habilidade de produzir um enorme conjunto de enunciados mutuamente compreensíveis? Quais são os conhecimentos que fazem parte dos conhecimentos da língua? Estão ali incluídos os conhecimentos de mundo? São os conhecimentos de mundo parte integrante dos conhecimentos da língua?" (MARCUSCHI, 2001, p. 45)
Com base na leitura, o que NÃO podem ser considerados conhecimentos de mundo?
R: Experiências com as quais o indivíduo não tem contato.
2. Leia o trecho que segue e responda ao que se pede.
"Certamente, fazem parte dos conhecimentos linguísticos os conhecimentos que permitem entender as metáforas, as metonímias, as associações, as analogias e todos os demais usos linguísticos que fogem ao controle rigoroso da vericondicionalidade. Não há correspondência a priori, nem há correspondência descarnada." (MARCUSCHI, 2001, p. 45)
A partir da leitura feita e dos seus conhecimentos, aponte o tipo de conhecimento que NÃO compõe o grupo de conhecimentos linguísticos:
R: Leitura de imagens.
3. Leia o caso que segue:
"Suponhamos um caso simples. Alguém chega num restaurante e pede: “me dá um sanduíche com presunto queijo e ovo”. Embora tudo pareça muito simples, a atendente diz: “aqui ninguém dá nada, aqui tudo é pago”. Será que ela teria entendido mal aquele “me dá”, pois o freguês certamente não queria algo de graça, apenas queria algo pelo qual seguramente pagaria, pois ele sabe que em restaurantes a comida é paga, dado que essas instalações ainda não são organizações filantrópicas; ele sabia que aquela era uma forma que dava certo sempre quando a usava e sabia muitas outras coisas relacionadas a essa ação. Contudo, não há nenhuma garantia de que as fórmulas sempre vão funcionar do mesmo jeito. Tudo dependerá das atividades serem colaborativas e cooperativas." (MARCUSCHI, 2001, p. 42)
Nesse caso, a falha de comunicação/compreensão aconteceu por qual motivo?
R: Porque todo processo de interação pressupõe participação ativa de todos os atores comunicativos, no caso cliente e atendente.
4. Os conhecimentos prévios são a bagagem que o aluno já possui, antes de frequentar as aulas. Com base nos seus conhecimentos, aponte a alternativa que NÃO indica uma forma de aproveitamento dos conhecimentos prévios dos alunos, nas relações de ensino-aprendizagem.
R: Permitir que os alunos falem aquilo que sabem sobre o tema e depois desconstruir todas as suas impressões.
5. O processo de ensino-aprendizagem se trata da interação entre professor-aluno, em que ambas as partes contribuem para que a educação aconteça. Marque a alternativa que melhor sintetiza a ideia de processo de ensino-aprendizagem conjunto (interação professor-aluno):
R.O papel do professor é buscar formas de facilitar o aprendizado e fazer seus alunos construírem o conhecimento.
Permitir que os alunos falem aquilo que sabem sobre o tema e depois desconstruir todas as suas impressões.
RESPOSTA CORRETA
Se houver uma desconstrução total daquilo que os alunos trouxeram para a sala de aula, não haverá valorização das opiniões e impressões trazidas por eles.