Respostas
Resposta:
As principais causas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram as rivalidades entre países herdadas do conflito anterior, a crise econômica decorrente da Grande Depressão, o surgimento de governos autoritários e nacionalistas e o expansionismo militar de algumas nações.
Explicação:
Em grande medida, a Segunda Guerra Mundial refletiu uma disputa central, herdada da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), entre um bloco liderado pela Alemanha e outro unindo a França, o Reino Unido e os Estados Unidos. A derrota da Alemanha no conflito anterior, cujas condições impostas pelo Tratado de Versalhes foram consideradas humilhantes pelos alemães, levou a um crescente clima de revanchismo naquele país.
A Grande Depressão de 1929, originada nos Estados Unidos, levou a uma queda na produção, aumento do desemprego e da pobreza, disparada da inflação e fechamento de mercados na Europa. Entre os países mais afetados, esteve justamente a Alemanha, o que contribuiu para que Adolf Hitler chegasse ao poder graças ao discurso nacionalista, racista e militarista do Nazismo.
Regimes autoritários foram comuns em muitos países, nessa época. Exemplos são o comunismo soviético sob Stalin, o fascismo de Franco na Espanha e o Estado Novo, de Getúlio Vargas, no Brasil. Quando a Alemanha iniciou sua expansão militar na Europa, na década de 1930, foi acompanhada por expansões da Itália de Mussolini, no norte da África, e do Japão de Hirohito no Pacífico e na China.
O início da Segunda Guerra Mundial é datado normalmente a partir da invasão da Polônia pela Alemanha, em 1939, e com a consequente declaração de guerra pela França e pelo Império Britânico. Porém, já havia conflitos em curso em muitas partes do mundo, como na China e na Etiópia, invadidas respectivamente por Japão e Itália.
Espero ter ajudado?
(Esta grande mais está bem completa se você quiser resumir só cópia a primeira parte)
Marca como melhor resposta!
Explicação: