07.Sobre a crise da República e o surgimento do Império Romano, é correto afirmar que:
(A)foi ocasionada pelo êxodo rural e pelas crises de abastecimento, que geraram conflitos civis e constantes convocações de ditadores, generais e triunviratos.
(B)foi ocasionada pelo descontentamento dos plebeus perante o monopólio da política nas mãos das elites patrícias, e, diante disso, os plebeus passaram a reivindicar seus direitos, recusando-se a fazer parte do exército.
(C)foi ocasionada pela expansão territorial romana para fora da Península Itálica. A conquista da supremacia no Mar Mediterrâneo despertou a hostilidade dos cartagineses, que acabaram contribuindo para a instabilidade da República.
(D)foi ocasionada pela revolta liderada pelo gladiador Espártaco, que organizou uma rebelião escrava com a finalidade de tornar-se imperador.
(E)foi ocasionada pelo colapso do sistema escravista, causado pelo fim das guerras de conquistas, e que provocou a perda da principal fonte de mão de obra: os prisioneiros escravizado.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra A
Explicação:
A concentração de terras ocasionada nesse período fez com que muitos pequenos e médios proprietários perdessem suas terras e passassem a viver nos centros urbanos de Roma. Em algumas situações, o Estado se via forçado a realizar a distribuição de alimentos a uma população impedida de buscar o próprio sustento pela falta de terras disponíveis para o uso. Com o tempo, essa situação favoreceu o desenvolvimento de revoltas que abriram caminho para o fortalecimento político pessoal de alguns generais romanos.
ESPERO TER AJUDADO S2
diogoviniciusbandeir:
Se podesse me seguir eu agradeceria✓
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás