Carunchos (iguais aos caseiros) atacaram área de dezenas da protegida Palmeira Juçara. Elas demoram 3 anos para ficar com 15 cm; então são muito preciosas e não devem ser consumidas. Como fazer para eliminar essa praga e salvar as palmeiras? As larvas se alimentam na polpa da árvore. Não encontrei nenhuma literatura a respeito. Estou apavorada de perder essas lindezas raras, pois vejo q normalmente recomendam incinerar árvores com pragas.
Respostas
Resposta:
O palmito juçara cresce na palmeira juçara, espécie de árvore de nome científico Euterpe edulis. Essa palmeira é de extrema importância para a conservação de florestas no bioma da Mata Atlântica e sua preservação assegura o seu papel ecológico de regulação do fluxo dos mananciais, manutenção da fertilidade do solo, fixação de carbono, proteção das encostas das serras e alta variabilidade genética. A espécie tem importância significativa no contexto ecológico da floresta ombrófila densa (florestas com vegetação composta por arbustos, samambaias, palmeiras, bromélias, trepadeiras), pois desempenha papel fundamental na composição alimentar de herbívoros vertebrados (como tucanos, sabiás, gambás, tatus, esquilos) e invertebrados, podendo ser considerada como espécie-chave, devido ao fato dos seus frutos ficarem maduros em uma época de escassez de alimentos. Estima-se que aproximadamente 70 espécies da fauna alimentam-se do fruto da palmeira.
Igualmente importante é destacar as formas de cultivo e manejo corretos e sustentáveis que possam colaborar na revitalização de áreas desmatadas, uma vez que sua existência está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica.