03. Leia o texto e responda.
Mesmo com a desvinculação constitucional entre Estado e igrejas, a “feitiçaria”, “batuque” ou “macumba” comumente eram interpretados como curandeirismo, considerado crime, ou reprimidas por perturbar a paz pública. Dessa forma, justificavam-se as incursões policiais aos espaços em que eram realizados os rituais. Conforme aponta Paula Montero, a descriminalização dessas práticas somente ocorreu quando elas passaram a se constituir institucionalmente como religiões. Fato que se tornou possível porque, no caso brasileiro, a diferenciação das esferas sociais não implicou na retirada das religiões do espaço público. [...] a desvinculação entre Estado e igrejas produziu, de acordo com a autora, novas formas religiosas, que se expressam de maneiras variáveis publicamente e têm uma organização institucional própria, ou seja, favoreceu o pluralismo religioso.
A situação apresentada no texto se refere à realidade que as religiões afro-brasileiras enfrentam no Brasil. Assim o texto apresenta duas realidades, respectivamente: *
a) pluralismo religioso e secularização.
b) racismo religioso e pluralismo religioso.
c) Estado laico e Estado confessional.
d) superstição e fé.
e) antigos movimentos religiosos e novos movimentos religiosos.
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b) racismo religioso e pluralismo religioso.
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