• Matéria: História
  • Autor: janiogatodanet
  • Perguntado 9 anos atrás

Quais foram os principais fatores sociais, políticos e econômicos responsáveis pela eclosão do movimento revolucionário na França, em 1789?

Respostas

respondido por: patriciabarcar
94
- O clero (1º estado) e a nobreza (2º estado) tinham vários privilégios: não pagavam impostos, recebiam pensões do estado e podiam exercer cargos públicos. Assim o povo, que passou a ser influenciado pelos ideais do Iluminismo, começou a se revoltar e a lutar pela igualdade de todos perante a lei. Sentindo que seus privilégios estavam ameaçados, o clero e a nobreza se revoltaram e pressionaram o rei para convocar a Assembleia dos Estados Gerais que ajudaria a obrigar o povo a assumir os tributos. Em maio de 1789, após a reunião da Assembleia no palácio de Versalhes, surgiu o conflito entre os privilegiados (clero e nobreza) e o povo. A nobreza e o clero, perceberam que o povo tinha mais deputados que os dois primeiros estados juntos, então, queria de qualquer jeito fazer valer o voto por ordem social. O povo (que levava vantagem) queria que o voto fosse individual. Para que isso acontecesse, seria necessário uma alteração na constituição, mas a nobreza e o clero não concordavam com tal atitude. Esse impasse fez com que o 3º estado (povo) se revoltasse e saísse dos Estados Gerais.

- A economia francesa passava por uma crise, mais da metade da população trabalhava no campo, porém, vários fatores (clima, secas e inundações), pioravam ainda mais a situação da agricultura fazendo com que os preços subissem, e nas cidades e no campo, a população sofria com a fome e a miséria.






Perguntas similares