Leia o texto. Uma nova imagem de Roma Um império movido pela rapina e escravização de outros povos, imitador de civilizações ‘superiores’ como a grega e moralmente decadente: essa é a falsa imagem de Roma que a cultura popular passa, dos quadrinhos de Asterix aos filmes de Hollywood. Em ‘Asterix nos Jogos Olímpicos’, os bárbaros e incultos romanos são contrastados com os refinados gregos antigos. A ideia de que Roma era uma mera imitadora da cultura grega teve aliados não só na cultura popular, mas entre acadêmicos de gerações anteriores. Grécia era sinônimo de democracia; Roma, de ditadura e opressão imperial. A arte grega era original; a romana seria uma mera cópia. [...] Mas a civilização romana era bem mais complexa, original e dinâmica, como mostram hoje historiadores e arqueólogos das novas gerações. E pode-se mesmo dizer que Roma nunca ‘caiu’, pois há um pouco desse império no cotidiano da maior parte da humanidade. [...] Extremamente populares eram as corridas de carros, como as bigas e quadrigas (puxadas, respectivamente, por dois e quatro cavalos). Nem todos [os condutores dos carros] eram escravos, como Hollywood gosta de apresentar, e também não lutavam acorrentados. Outro aspecto do lazer cotidiano dos romanos, as termas, também eram populares, pois o preço de entrada era bem baixo. As termas mostram também um aspecto importante da cultura romana: seu apreço pela tecnologia. Havia piscinas de água fria ou quente e saunas com elaborados sistemas de aquecimento e ventilação. Aquedutos, pontes, canais romanos existem ainda hoje. Só no século XVIII se voltou a fazer na Europa obras de engenharia da mesma magnitude. [...] NETO, Ricardo Bonalume. Revista Galileu. Especial. Os segredos da história. São Paulo: Globo, novembro de 2003.(Fragmento) O autor afirma que a civilização romana era complexa e dinâmica. De acordo com as informações apresentadas no texto. Identifique elementos da cultura e da vida nas cidades romanas que o autor considerada importantes para entendermos a complexidade do povo romano.
Respostas
respondido por:
3
O autor cita que as corridas de biga, certo tipo de carro utilizado na época, eram bastante populares entre os Romanos, bem como as termas, que eram piscinas quentes ou frias bastante tecnológicas.
Com isso, o autor reforça que Roma não era um berço de barbaridades, mas de pessoas com seus costumes distintos, que também tinham suas preferências e engenhosidades. Isto é, o esporte e o lazer citados fazem parte de uma cultura criada pelos Romanos e que ainda hoje pontua influências em culturas atuais.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás