• Matéria: Filosofia
  • Autor: DARVINAMERICAN
  • Perguntado 5 anos atrás

O período clássico da filosofia grega pode ser descrito como o apogeu da filosofia grega. Nesse período, um grupo de pensadores ficaram conhecimentos como professores de oratória, mestres na arte da persuasão. Esses pensadores foram os SOFISTAS e sobre eles podemos afirmar: *


a) Procediam com raciocínios que sempre levavam ao conhecimento da verdade.

b) No contexto da democracia grega, os sofistas desempenhavam um papel importante, pois se fixaram em Atenas com o objetivo de desmascarar aqueles que não se importavam com o raciocínio válido.

c) Foram professores que se fixaram principalmente em Atenas e que tinham como propósito passar sua sabedoria sem cobranças.

d) Pertenceram ao período pré-socrático e tinham como principal objetivo ensinar táticas de argumentação aos jovens atenienses.

e) Foram criticados pelos filósofos, principalmente Sócrates, Platão e Aristóteles que os acusavam de não se importar com a verdade.

Respostas

respondido por: ferreiramilitardfami
1

Resposta:

e) difícil mas eu vou de letra e) pois os sofistas também ensinavam a gramática e prin ensinavam a retórica a quem pagasse eles estavam em Atenas mas o objetivo era ensinar quem pagasse a elite intelectual , eles eram intinerantes ou seja não eram de ficar ali fixos e nem eram de uma camada privilegiada da sociedade que pudesse ter direito ao Ócio digno .

Explicação:

O que o sofista oferecia, então, era um produto àqueles que pagavam pelo seu serviço

Os Sofistas propõem apenas verdades relativas

Os sofistas foram amplamente criticados desde Sócrates até meados do século XIX. Em sua maioria, esses pensadores estiveram na cidade de Atenas, em razão da organização política dessa cidade-estado no século V a.C., mas não eram cidadãos. Por cobrarem para ensinar, principalmente retórica e gramática, foram chamados por Platão de enganadores hábeis, e por Henry Sidgwick, de charlatães.

Há indícios de que a palavra sofista teve conotação positiva nos escritos dos grandes poetas gregos e em Heródoto, o pai da história. A crítica histórica aos sofistas não se iniciou com Sócrates, contudo é inegável a influência dos escritos de Platão e Aristóteles na caracterização desses pensadores.

Fragmentos e menções em outros textos. Muito do que sabemos sobre esses pensadores está contido nos diálogos platônicos e nos escritos de Aristóteles, nos quais são diretamente criticados. As críticas contrastam com a etimologia da palavra “sofista”, cuja origem é sophós e significa sábio ou habilidoso, mas passa a denotar aqueles que aparentam ser sábios, entretanto não alcançam a verdade.


DARVINAMERICAN: vlw man
DARVINAMERICAN: acabei de conferir e estava certa! ✌
ferreiramilitardfami: Ok
respondido por: ninasillva020
1

Resposta:

Letra E

Explicação:

O aspecto negativo que atribuímos aos sofistas é baseado na crítica de Sócrates a esse grupo de pensadores. Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas. ... Uma das descrições, que alguns sofistas atribuíam a si mesmos, era a habilidade de refutar qualquer assunto.

Perguntas similares