Respostas
Resposta:
Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Coronavírus e a sua Família
Os Coronavírus são uma família de vírus que, por vezes, infetam animais. Porém, os humanos, por serem superpredadores, nunca são os primeiros a serem atingidos por um vírus novo.
De facto, para além do Coronavírus atual, SARS-CoV-2, causador da Covid-19, já existiram mais dois Coronavírus, no passado, a infetar humanos. Um deles é o SARS-CoV-1, sobre o qual existem teorias que seja o antepassado do atual. Causou uma epidemia, em 2002 e 2003, na China, Tawian, Japão, Coreia do Sul e países próximos. É semelhante ao SARS-CoV-2, e causava febre, tosse, dificuldades respiratórias, diarreira, vómitos, dores musculares, dores de cabeça... Terá sido originário dos gatos-selvagens.
Para além deste, também existiu o MERS-CoV. Causou uma epidemia, em 2003, na Arábia. Os seus principais sintomas eram vómitos, febre, náuseas e diarreia. Terá sido originário dos dromedários e camelos.
Assim, os Coronavírus já infetam há algum tempo os humanos, por estes motivos acima.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.
Bons estudos!