• Matéria: Sociologia
  • Autor: rochasjennifer18
  • Perguntado 5 anos atrás

3) Leia os textos a seguir: Texto II - Temos que primeiro saber como conceituar família. Recorremos à reflexão do antropólogo brasileiro Luis Fernando Duarte (1994), para iniciar o assunto. Segundo ele, o valor “família” tem grande peso em todas as camadas da população brasileira. No entanto, significa coisas diferentes dependendo da categoria social. Enquanto, entre pessoas da elite, prevalece a família como linhagem (pessoas orgulhosas de seu patrimônio), que mantêm entre elas um espírito corporativista, as camadas médias abraçam em espírito e em prática a família nuclear, identificada com a modernidade. Para os grupos populares o conceito de família está ancorado nas atividades domésticas do dia-a-dia e nas redes de ajuda mútua. (FONSECA, C. Revista Saúde e sociedade. 2005, p.51). Texto III - O percentual de famílias chefiadas por mulheres no país passou de 22,2% para 37,3%, entre 2000 e 2010. Segundo novos dados do Censo Demográfico de 2010, divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também aumentou o número de mulheres solteiras com filhos e o percentual de casais sem filhos. Para o IBGE, é responsável pela família a pessoa reconhecida como tal pelos demais membros do lar. [...] Os dados mostram ainda que as mulheres têm chefiado mais famílias mesmo quando possuem marido. Nesses casos, houve um aumento percentual de 19,5% para 46,4%, entre 2000 e 2010. (Fonte: G1. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2020). Observe a crítica apresentada no texto I, em seguida, analise as informações apresentadas no texto II e III para responder à seguinte questão: A definição de família nuclear, formada exclusivamente por um casal heterossexual convivendo no mesmo espaço, corresponde à realidade das famílias brasileiras? Justifique sua resposta. Texto I


Anônimo: Estou vendendo pet do primeiro e segundo ano do ensino médio.
Preço bem bacana.
interessados só chamar: (31) 98542-3184

Respostas

respondido por: scomacaohenrique
137

Resposta:

Explicação:

Sim e Não, pois a maioria são pais que abandonam os filhos e deixa pra mãe cuidar sozinha.


phelipenci2017: tmj
phelipenci2017: bom dia meu consagrado, q seu dia seja incrível meu consagrado
phelipenci2017: abraço virtual
jao1807: O que aconteceu aqui pow ?
Viniciuswoa: os cara dialogou aki kk kk kk kk
theuz0O: q briza e essa?
theuz0O: povo esquizofrénico
scomacaohenrique: oxe
yasminbcamara: nossa oq rolou
yasminbcamara: so gente que nao tem pai nessa conversa
respondido por: Anônimo
82

Resposta:

Não. A realidade das famílias brasileiras são famílias diversificadas. Sejam elas compostas por casais homossexuais ou pais solos.

Explicação:

( Coloquei pais solos porque ao meu ver mãe/pai solteira (o) está incorreto, em vista de que paternidade não é estado civil para vir acompanhado do termo solteiro.)

Perguntas similares