Respostas
.
✍
❄☃ ☘☀
.
☺lá, Aline, como tens passado nestes tempos de quarentena⁉ E os estudos à distância, como vão⁉ Espero que bem❗ Acompanhe a resolução abaixo, feita através de algumas manipulações algébricas, e após o resultado você encontrará um link com um exercício que considera a força de atrito e que talvez te ajude com exercícios semelhantes no futuro. ✌
.
☔ No mundo ideal dos exercícios de física (rs) nós temos objetos que, por exemplo, deslizam sobre o gelo (em que o coeficiente de atrito é quase desprezível) ou então enunciados que dizem coisas como "..considerando que não há atrito.." mas no mundo real temos que a superfície dos objetos (seja de um bloco ou do chão onde o bloco está) são rugosas, ou seja, imperfeitas. Quando um objeto está apoiado sobre uma superfície temos que essas imperfeições acabam por dificultar o movimento pois ela geram um atrito entre ambos. Esse atrito pode ser classificado em dois tipos
.
- Estático (quando o objeto está parado);
- Cinético (quando o objeto está se movimentando).
.
1)✍
.
☔ Temos que quando o objeto está parado existem certas partes das rugosidades, do objeto e da superfície, que acabam "se encaixando", ou seja, dificultando que o objeto comece um movimento. A este tipo de atrito damos o nome de atrito estático.
.
2)✍
.
☔ Temos que quando o objeto está em movimento as rugosidades do objeto e da superfície resultam em uma resistência menor movimento tendo em vista que as rugosidades que antes estavam encaixadas agora estão se movimentando. A este tipo de atrito damos o nome de atrito cinético.
.
✍
.
☔ Temos que ambas as forças de atrito são encontradas a partir da equação
.
.
sendo o coeficiente de atrito, seja ele estático ou cinético;
sendo a força Normal da superfície sobre o objeto.
.
☔ Uma última observação é a de que para um mesmo objeto e uma mesma superfície o coeficiente de atrito cinético será SEMPRE menor que o coeficiente de atrito estático.
.
.
.
.
✈ Decomposição de Forças (https://brainly.com.br/tarefa/37649986)
✍
.
.
.
.
☁
☕
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
.
.
.
.