• Matéria: História
  • Autor: eliveltonbouteille
  • Perguntado 5 anos atrás

Por que os ciganos são nômades??​

Respostas

respondido por: superneomatrix
1

Resposta:

Além de migrarem voluntariamente, esses grupos também foram historicamente submetidos a processos de deportação, subdividindo-se vários clãs, denominados segundo antigas profissões e procedência geográfica, que falam línguas ou dialetos diferentes.

Segundo um estudo feito pela revista Current Biology, a diáspora dos ciganos começou há 1500 anos no Noroeste da Índia.

Os povos ciganos originaram-se de populações do noroeste do subcontinente indiano, das regiões do Punjab e do Rajastão, obrigadas a emigrar em direção ao ocidente, possivelmente em ondas, entre c. 500 e 1000 d.C. Iniciaram a sua migração para a Europa e África do Norte, pelo planalto Iraniano, no século XI, por volta de 1050. A saída da Índia provavelmente ocorreu no contexto das invasões do sultão Mahmud de Ghazni (região do atual Afeganistão). Mahmud fez várias incursões no norte da Índia, capturando os povos que ali viviam. Segundo o antropólogo José Pereira Bastos, professor da Universidade Nova de Lisboa, no inverno de 1019-1020, o sultão saqueou a cidade sagrada de Kannauj, que era então "uma das mais antigas e letradas da Índia, capturando milhares de pessoas, e vendendo-as em seguida aos persas". Estes, por sua vez, venderam os prisioneiros como escravos na Europa. No Leste Europeu, cerca de 2300 deles foram para a zona dos principados cristãos ortodoxos da Transilvânia e da Moldávia, onde foram convertidos em escravos do príncipe, dos conventos e dos latifundiários.

Por volta do século XI, a língua romani já apresenta claros traços de línguas indo-arianas modernas.

Já no século XIV, devido à conquista territorial e política de estados indianos, muitas caravanas rom partiram para a Europa, Oriente Médio e Norte da África. É a segunda onda migratória que os roma denominam Aresajipe. Um primeiro grupo tomou rumo oeste e atingiu a Europa através da Grécia; o segundo partiu para o sul, adentrando o Império Bizantino e chegando à Síria, Egito e Palestina.

Na Europa, em razão de clivagens internas e da interação com as várias populações europeias, os roma emergiram como um conjunto de grupos étnicos distintos, dentro de um conjunto maior. Alguns desses grupos foram escravizados nos Bálcãs, no território da atual Romênia, enquanto outros puderam se movimentar, espalhando-se principalmente pela Hungria, Áustria e Boêmia, chegando à Alemanha em 1417. Em 1422, chegaram a Bolonha. Em 1428, já havia ciganos na França e na Suíça. Em 1500, surgiram os primeiros ciganos ingleses.

A terceira onda migratória deu-se entre o século XIX e início do século XX, da Europa para as Américas, após a abolição da servidão na Europa Oriental, entre 1856 e 1864. Alguns estudiosos apontam, ainda, a ocorrência de uma outra grande migração, proveniente da Europa Oriental, desde a queda do Muro de Berlim em 1989.

A migração dos ciganos para o Brasil é antiga: a documentação conhecida indica que sua história no Brasil iniciou em 1574, quando o cigano João Torres, sua mulher e filhos foram degredados para o Brasil. Em Minas Gerais, a presença cigana é nitidamente notada a partir de 1718, quando chegam ciganos vindos da Bahia, para onde haviam sido deportados de Portugal. No Brasil, estudos demonstraram a existência de ciganos de pelo menos dois grupos: os Calon que migraram para o país desde o século XVI, e os Rom que, de acordo com as indicações, migraram para o Brasil somente a partir de meados do século XIX.

Explicação:


eliveltonbouteille: obrigado, mas essa não é a reposta que eu queria. tem que ser mais específico
superneomatrix: Vou tentar melhorar a resposta.
superneomatrix: Coloquei uma resposta melhor e mais completa.
eliveltonbouteille: obrigado
respondido por: jessicaprestes2
1

O Nomadismo é um fenômeno cultural e que faz parte da História das comunidades Ciganas, em sua origem, mas nem todos os membros dessa comunidade são nômades.

Ciganos e sua origem

Em sua origem, no território que atualmente chamamos de Índia, em meados da alta idade média, as populações que saíram dessa região e foram para outros locais, como Pérsia, Oriente Médio no geral, se utilizavam desse meio de vida nômade, pois também era um elemento cultural, comum a esses territórios até hoje.

Entretanto, ao chegarem a Europa, isso já não era considerado comum, visto que em aspectos gerais, os europeus historicamente vivem de modo sedentário. Com o tempo, essas populações que vieram a ser conhecidas como "ciganos" na Europa e na Ámerica, foram também se sedentarizando. No Brasil, muitos ciganos do grupo Calón são nômades ainda, enquanto que os do grupo Rom são sedentários.

Para saber mais sobre esse tema, veja: https://brainly.com.br/tarefa/44370932?referrer=searchResults

Perguntas similares