• Matéria: História
  • Autor: danielBAO
  • Perguntado 5 anos atrás

Por favor dem uma resposta pequena

Considerando aprimeirametade do séculoXVI, iremosperceberquePortugalpassa a sepreocupar efetivamente com sua colônia americana somente a partir de 1530, e culminando com a chegada do primeiro Governador Geral em 1549. Ciente das relações sociais entre europeus, nativos e 26 escravizados vindos da África, faça um breve texto abrangendo o convívio entre as partes, as relações comerciais e a exploração nos primeiros anos de colonização no Brasil.

Respostas

respondido por: iurzyvinicius
3

Resposta:

Após o fracasso das capitanias hereditárias, o governo português criou novos mecanismos com o objetivo de proporcionar a colonização do Brasil. Inicialmente, a intenção não era acabar com as capitanias, mas sim, centralizar política e economicamente a colônia. A função principal do governador-geral era coordenar a colonização fortalecendo as capitanias contra as resistências indígenas, além de fiscalizar as capitanias e apoiar a cultura de cana-de-açúcar.

O primeiro governador-geral escolhido foi Tomé de Sousa, um militar e político português. Tomé de Sousa chegou ao Brasil em 29 de março de 1549, juntamente com soldados, colonos, materiais para se construir a primeira cidade e alguns animais.

Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador em 1549, o centro do governo e primeira capital do Brasil. Além disso, Tomé de Sousa proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária. Pensando nas possibilidades reais de invasões de piratas estrangeiros e na manutenção do domínio português, o governador-geral distribuiu armas e munições aos colonos e construiu várias fortalezas em áreas estratégicas.

No âmbito religioso, o governo de Tomé de Sousa foi muito importante. Com ele vieram os primeiros jesuítas e nesse período foi criado o primeiro bispado do Brasil. Os jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, começaram a evangelização dos índios, criando também o primeiro colégio do Brasil. Além disso, os jesuítas tentavam impor aos portugueses as normas da moral cristã no relacionamento com os indígenas, visto que a escravização dos índios e a exploração sexual das mulheres indígenas era um fato presente na época.

Explicação:

é grande, mas é certa


welingtongalo930: eta por
welingtongalo930: caralh0
welingtongalo930: e um texto doido ou a resposta
celiasilvamarcos: ainnnnn q texto apelao
danielBAO: bliblia co cara
danielBAO: do*
celiasilvamarcos: ne
respondido por: filipegamerbr191
6

Resposta:

O convívio entre Portugal e o Brasil não era dos melhores, visto que Portugal realizou uma exploração de todos os bens e recursos do Brasil durante os primeiros anos de colonização.

Em que ambas as partes tinham uma relação comercial onde o Brasil fornecia seus recursos, como por exemplo o ouro, alimentos e também trabalho escravo. Esse fato fez com que Portugal apenas passasse a se preocupar com sua colônia americana mais de 30 anos depois da descoberta do Brasil.

Explicação:D


AKTTRASHgangXP: VALEU MAN
josejerlio65: tem canal no YouTube
Perguntas similares