4- Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz respeito aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros conforme ilustra o texto? Justifique sua resposta.
5- Nos dia de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico?
Respostas
Resposta:
4. A libertação dos escravos em termos jurídicos, garantida pela abolição assinada em 1888, apenas retirou destes o caráter objetificado. Não auxiliou, todavia, na construção de uma vida para estes escravos sem propriedade, sem bens e sem oportunidades de emprego - pois muitos dos industriais e fazendeiros passaram a importar trabalhadores assalariados da Europa, o que revela um tanto mais do caráter racista do período.
As diferenças sociais entre brancos e negros reside, em parte, nesse ponto, portanto: os negros foram simplesmente abandonados pelo Estado.
5. Os problemas sociais que ainda existem em relação a esse fato histórico, a escravidão, são o racismo, o preconceito, a exclusão social, a marginalização, a violência e as desigualdades sociais sofridas pelos negros.
4 - Sim, mesmo com o fim da escravidão os negros ainda sofriam aspectos negativos, isso porque deixá-los livres não acompanhou ações de empregabilidade e de garantia de sua dignidade.
5 - O racismo é o problema que remonta ao fato histórico da escravidão não ter sido abolida juntamente a elaboração de ações que melhorassem a qualidade de vida do negro.
As consequências negativas do fim da escravidão
Assim, hoje em dia são debatidas ações que poderiam ter sido tomadas ao fim da escravidão que assegurassem uma notável melhora de vida para os escravos, o que não ocorreu, sendo que a sociedade civil se mostrou muito mais caridosa que o poder público na oferta de trabalhos e lares para os escravos libertos, já que muitos estavam vivendo de forma marginal, em completo abandono.
Segue um trecho do texto em estudo:
Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.
Aprenda mais sobre os reflexos da escravidão nos dias de hoje: brainly.com.br/tarefa/19732082
#SPJ2