• Matéria: História
  • Autor: nathaliaportsant
  • Perguntado 9 anos atrás

explique por que podemos dizer que o segundo Reinado é um misto de modernidade e conservadorismo.


nathaliaportsant: me ajude por favor
nathaliaportsant: quebra essa ai gente por favor
nathaliaportsant: me ajudaaaaaaaa

Respostas

respondido por: ferretti
86
Boa tarde Nathalia.

O período é conhecido dessa forma pois é marcado pelo avanço em várias áreas da nação: substituiu-se a mão-de-obra escrava pelos imigrantes assalariados, os transportes por estradas de ferro foram gradualmente instalados, modernizações nos portos do Rio e de São Paulo e a economia diversificou-se dentro de seus limites. É um avanço conservador, no entanto, porque não alterou o sistema econômico: o Brasil continuava, como desde os primórdios de seus tempos de colônia, atuando como agroexportador e  baseado no latifúndio. Além disso a nação estava dependente da exportação de café e dos empréstimos internacionais. Um abraço!
respondido por: EduardoPLopes
7

O Segundo Reinado misturou modernidade e conservadorismo pois foi marcado por importantes avanços tecnológicos em alguns campos (modernidade) com a manutenção de estruturas políticas e sociais que remetiam ainda ao período colonial (conservadorismo).

Na época vimos a instalação da primeira fábrica do Brasil, a Fundição e Estaleiros da Ponta da Areia, em 1846, a introdução das locomotivas, as experiências com o rádio e o telégrafo, a eletrificação dos primeiros centros urbanos brasileiros e a transição gradual da escravidão para o trabalho assalariado.

Contudo, na mesma época tivemos um Parlamento submisso à Monarquia, o direito ao voto limitado aos grandes proprietários de terra, grande concentração fundiária e profundas diferenças sociais persistentes entre diferentes grupos étnicos.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/7477161

Anexos:
Perguntas similares