Respostas
Dentre os variados tipos de herança mendeliana, podemos destacar:
- Dominância incompleta
- Herança ligada ao X
- Herança letal
- Dominância incompleta
A dominância incompleta acontece quando um alelo dominante não domina o outro, ou seja, podemos observar isto na presença de dois alelos dominantes (A e B), e desta forma, nenhum se sobressai.
Logo, o resultado é um descendente híbrido com um fenótipo diferente dos pais.
- Herança ligada ao X
Nesta herança, ocorre a presença de genes exclusivos do cromossomo X, ou seja, não existe no cromossomo Y, logo, está relacionada ao sexo.
Um exemplo famoso disto é o daltonismo, em que o gene recessivo "d" condiciona o daltonismo, e a visão normal revela-se no gene dominante "D", ambos pertencentes ao X, logo, uma mulher daltônica possui em seus dois cromossomos sexuais X os genes recessivos (XdXd), e para o homem daltônico, basta um gene recessivo no X, já que seu outro cromossomo sexual é o Y (XdY).
- Herança letal
Neste tipo de herança, temos a presença de genes que provocam a morte de um indivíduo, seja antes de nascer, ou pouco tempo depois.
Um exemplo famoso disto é o gene letal em ratos, caracterizado pelo "A" que se estiver em homozigose "AA" causará a morte do embrião, e claro, se estiver em heterozigose (Aa) formará um rato de pelagem amarela, ou seja, não é letal.
Para saber mais sobre Gregor Mendel
https://brainly.com.br/tarefa/9556990
(Abaixo segue imagens representativas sobre estas três herenças respectivamente):