Respostas
ExplicaçãoA Anatomia Sistêmica/Descritiva é o estudo do corpo humano através dos sistemas orgânicos, que são: o esquelético, articular, muscular, cardiovascular/circulatório, linfático, respiratório, digestório, urinário, tegumentar, genital/reprodutor, nervoso e endócrino.
A Anatomia Regional/Topográfica é o método de estudo do corpo por regiões, como tórax e o abdômen. Esta ciência é muito conhecida pelos tipos de cortes de dissecação.
A Anatomia Clínica é o método que estuda a estrutura e a função à medida que se relacionam com a prática da medicina e outras áreas da Saúde, onde realizam-se exames físicos do doente, interpretando os sintomas e alterações morfológicas macroscópicas.
De um jeito parecido, a Anatomia Aplicada é a que faz diagnósticos específicos para tratar uma condição particular. Esta é dividida em patológica, cirúrgica, radioativa e morfogenética.
A Anatomia Comparada compara o padrão de construção de diversos organismos entre si buscando determinar o grau de parentesco e a sequência evolutiva entre eles, por exemplo, comparando o sistema circulatório das cinco classes de vertebrados, vamos observar um aumento da complexidade dos peixes para os mamíferos, o que é coerente com a evolução dos mamíferos.
Carpes dizia que a Anatomia Funcional é a que descreve as estruturas anatômicas de acordo com a função dos elementos que formam essas estruturas, com foco no movimento humano.
A Anatomia Radiológica, por fim, estuda a estrutura e função do corpo utilizando técnicas de imagens, para identificar alterações causadas por doenças e lesões. Ela pode ser feita através de exames de radiografia, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética e medicina nuclear.
Cada divisão do estudo de Anatomia foi criada para que, detalhada e separadamente, cada conceito pudesse ser estudado com o mínimo de complicações e confusões possível