• Matéria: Filosofia
  • Autor: ivosoouza
  • Perguntado 5 anos atrás

Hipátia foi acusada de blasfêmia e sentimento anticristão; por isso, foi levada a

uma morte brutal, inadmissível em nossos tempos. Entretanto, ainda hoje existe

muita intolerância religiosa. A partir do exemplo do que ocorreu com a filósofa,

escreva um texto alertando as pessoas para o absurdo da intolerância religiosa em

nossos tempos.​

Respostas

respondido por: emilysouza0267
2

Resposta:

Os antigos sábios, como no caso dos gregos, eram pensadores com um amplo espectro; uma única pessoa poderia ser médica, matemática, astrônoma e filósofa. Isso parece impossível hoje, com o crescente grau de especialização e os esforços necessários para ser especialista em um campo particular.

No caso de Hipátia de Alexandria (séculos IV e V) realizou trabalhos científicos importantes em campos como a matemática e a astronomia. A história vem mostrando as habilidades das mulheres na ciência e como elas não têm desvantagem intelectual em relação aos homens. A diferença de gênero é simplesmente uma questão de papéis sociais atribuídos durante séculos a um ou ao outro gênero.

Hipátia foi muito influenciada intelectualmente por seu pai Theon, um filósofo e matemático grego que foi o último diretor do Museu de Alexandria. Seu pai lhe deu uma educação liberal, tanto que hoje, Hipátia é conhecida como uma lendária livre-pensadora que se opôs à intolerância.

Hipátia era uma mulher livre. Educada na escola neoplatônica também foi líder das crenças neoplatônicas em Alexandria. Ela nunca se casou, apesar de sua beleza e eloquência, dedicou sua vida ao trabalho científico.

Explicação:

Espero ter ajudado ???

Perguntas similares