• Matéria: História
  • Autor: vieirapablo19012006
  • Perguntado 5 anos atrás

De que forma, priorizar a indústria bélica e a corrida espacial pode ter levado a URSS a uma crise
irreversivel?
Ao final dos anos 70, um cardeal polonês chamado Karol Woythila é anunciado como o novo Sumo
Pontifice da Igreja Católica, passando a se chamar João Paulo II, tornando-se o primeiro Papa não
italiano da Historia. Por que a nomeação desse Papa Polonés pode ter favorecido a ruina do Bloco
Comunista? Lembre-se que na URSS não existia liberdade religiosa.​

Respostas

respondido por: duardoAugsilva
68

Resposta:

1. Priorizar a indústria bélica e a corrida espacial levou a URSS a uma crise econômica irreversível de forma que a maior parte do investimento ia para o desenvolvimento tecnológico, na agrícola, por ineficiência técnica e problemas climáticos as colheitas soviéticas declinaram vertiginosamente e, talvez por comodismo, a liderança soviética não era capaz promover as mudanças radicais de que a URSS precisava.

2. A nomeação do Papa João Paulo II favoreceu a ruína do Bloco Comunista por ser ter nacionalidade polonesa, nação esta que ainda era comunista. Mas já desde o inicio, João Paulo Il tinha como objetivo conquistar a liberdade civil e religiosa para as nações dominadas pelo comunismo, o que foi muito bem apoiado e influenciado pela população polonesa.

3. Os objetivos da Glasnost e Perestroika eram modernizar o mercado econômico soviético e possibilitar a abertura política, sendo responsáveis por contribuir para o fim do Estado Soviético e para o término da Guerra Fria.

4. O muro de Berlim era o muro que dividia a Alemanha Oriental (comunista) da Alemanha Ocidental (capitalista) - simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes. sua queda passou a ser representada simbolicamente como a queda do Bloco Comunista, pela população que vivia no lado Oriental passar para o lado Ocidental, causando um colapso na Alemanha Oriental.

Explicação:

SE TE AJUDEI COLOCA SEU CORAÇÃO AÍ

Perguntas similares