GENTE NA MORAL ME AJUDA AI, TO PRECISANDO MUITO
O continente africano é composto por uma grande quantidade de países, no entanto, a divisão da África não ocorre somente entre nações. A África está dividida ou regionalizada conforme a cultura, ou melhor, com a religião praticada em diferentes pontos do continente. Dividiu-se regionalmente o continente em duas áfricas. Essas regiões foram pejorativamente chamadas de “África Branca” e “África Negra”. Atualmente, no entanto, esses termos estão em desuso e foram substituídos, respectivamente, por África do Norte e África Subsaariana. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
a) A África Subsaariana representa a região norte do continente africano, área que compreende um conjunto de nações que praticam a religião islâmica e de língua árabe.
b) A África do Norte representa aproximadamente 75% de toda população africana. Nessa área, a população em sua maioria é negra.
c) O principal critério utilizado na regionalização na África do Norte foi o processo de colonização que se realizou no norte da África por grupos islâmicos, o que corroborou para a propagação do Islã e da língua árabe entre os povos dessa região.
d) A África Subsaariana é denominada de celeiro do mundo, pois o predomínio da agricultura intensiva, com o uso de técnicas avançadas, resulta em alta produtividade agrícola destinada à exportação.
Respostas
Resposta:
letra B está correta
Explicação:
A África Islâmica representa a região norte do continente africano, essa área compreende um conjunto de nações que praticam a religião islâmica e de língua árabe. Essa parcela do continente sempre manteve ligação de milênios com a cultura européia e do Oriente Médio. Tal região sofreu no passado invasões de diferentes povos, como romanos, gregos, fenícios, árabes e turcos.
África Subsaariana
A África subsaariana representa o restante do continente africano, na parte sul do Saara, unindo aproximadamente 75% de toda população africana. Nessa área, a população em sua grande maioria é negra e de religião animista (crença que acredita em espíritos da natureza que animam as coisas e rege o destino das pessoas). Existe uma restrita população branca de origem européia que pratica a religião cristã.