Respostas
Resposta:
A palavra etnocentrismo designa uma forma de enxergar outra etnia (e suas derivações, como
cultura, hábitos, religião, idioma e formas de vida em geral) com base na etnia própria.
Explicação:
A visão etnocêntrica de mundo não permite ao observador de uma cultura reconhecer a alteridade (igualdade) e faz com que ele estabeleça a sua própria cultura como ponto de partida e referência para quantificar e qualificar as outras culturas. Disso se resulta, grosso modo, que o observador etnocêntrico vê-se como superior aos demais em aspectos culturais, religiosos e étnico-raciais.
O que é etnocentrismo?
A palavra etnocentrismo contém os radicais “etno” (derivado de etnia, que significa, por sua vez,
semelhança de hábitos, costumes e cultura) e “centrismo” (posição que coloca algo no centro, como
referência central a tudo que está a sua volta). A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.
Everardo Rocha, antropólogo e professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e
um grande estudioso brasileiro do etnocentrismo, afirma que o: “etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro
de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos,
nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade
de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade
etc”. O etnocentrismo pode relacionar-se com o racismo, com a xenofobia ou com a intolerância religiosa, porém esses elementos não são, rigorosamente, as mesmas coisas.
Etnocentrismo e xenofobia
A xenofobia é a aversão ao que é estrangeiro, ao que veio de fora. Uma visão etnocêntrica, por partir da sua própria cultura para estabelecer uma hierarquia cultural, tende a ver o estrangeiro como alguém inferior em hábitos, costumes, religião e outros aspectos culturais. O que resulta naquela aversão ao que veio de outro lugar e é, portanto, inferior ao que já habitava o lugar de referência.
Etnocentrismo e intolerância religiosa : Essa relação é semelhante às que foram descritas nos tópicos anteriores, mas relaciona-se diretamente com a religião. A tendência, neste caso, é que a religião do outro seja vista como errada e inferior, o que implica uma noção de classificação, hierarquização e preconceito quanto às religiões.
Espero ter ajudado ❤