Questão 05 - A evolução como ciência apresenta provas ou evidências. Em
relação às evidências da evolução biológica, é incorreta afirmar que:
(A) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, é evidência da
evolução, pois é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.
(B) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados
O evidência da evolução, pois são estruturas homólogas, que possuem origem
embriológica diferente.
(C) os fósseis constituem uma evidência da evolução, pois indicam a existência de
organismos que viveram no passado diferentes dos atuais.
(D) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da
evolução, pois são estruturas análogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos,
enquanto, no morcego, estes não só foram mantidos como alongados.
(E) os fósseis constituem uma evidência da evolução, pois é possível compará-los
com as espécies atuais e propor hipóteses de parentesco evolutivo entre eles.
Respostas
Olá, tudo bem?
- O que é a evolução biológica?
A evolução biológica consiste nas mudanças e adaptações pelas quais os seres vivos passam no decorrer dos anos. A evolução biológica é responsável pela gerar a variabilidade genética, ocorrendo devido a necessidade que os organismos têm de sobreviver, seja através de modificações em suas estruturas corporais ou de adaptações ao ecossistema. Em síntese, as espécies ancestrais originaram, através da evolução biológica, todas as espécies que existem atualmente.
- O que são as evidências de uma evolução?
As evidências são os pilares responsáveis por sustentar a teoria da evolução biológica. Podemos citar como evidências: Os fósseis, as adaptações e as semelhanças compartilhadas.
- Análise das alternativas:
(A) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, é evidência da evolução, pois é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.
✅ De fato, o apêndice, atualmente, não possui função relevante e é herança dos seres humanos ancestrais, nos quais, cogita-se, tal apêndice exercia maior função, levando em consideração que a dieta humana poderia ser mais rica em vegetais (a função do apêndice é armazenar micro-organismos responsáveis pela quebra da celulose).
(B) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados a evidência da evolução, pois são estruturas homólogas, que possuem origem embriológica diferente.
❌ As asas de uma ave e o elítro de um besouro não representam uma evidência de evolução, representam uma adaptação de seres vivos diferentes, unicamente por viverem em mesmo ambiente. Também é relevante citar que são estruturas "análogas" e não "homólogas".
(C) os fósseis constituem uma evidência da evolução, pois indicam a existência de organismos que viveram no passado diferentes dos atuais.
✅ Correto.
(D) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, pois são estruturas análogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos,
enquanto, no morcego, estes não só foram mantidos como alongados.
❌ Incorreto, todas as informações estão corretas, exceto pelo uso da palavra "análogas", pois tais órgãos são, na verdade, "homólogos".
(E) os fósseis constituem uma evidência da evolução, pois é possível compará-los com as espécies atuais e propor hipóteses de parentesco evolutivo entre eles.
✅ Correto.
Leia mais em:
✑ https://brainly.com.br/tarefa/37966353
Espero ter ajudado :-) Bons estudos!