1. Qual o elemento comum na diversidade de crenças indígenas?
2. Cite algumas características da religiosidade indígena.
3. De que maneira são transmitidas a cultura e a religiosidade indígenas?
4. Como os indígenas pensam Deus?
5. É verdade que os indígenas adoram o sol? Explique.
6. Explique o calendário indígena.
7. O que pensam sobre a TERRA? Por que a chamam de "MÃE-TERRA"?
8. Qual a função do pajé ou xamā?
9. Os indios acreditam na vida após morte. Como acreditam?
Respostas
Resposta:
1. Dentro da imensa variedade de crenças, mitos e ritos, nós temos um elemento em comum: a crença num Deus Supremo, absoluto, mesma que, entre os povos indígenas, este Deus tenha diversas concepções e denominações.
2. Para os povos indígenas a noção de sagrado percorre cada palavra ou gesto, cada detalhe e manifestação da vida natural, humana e social. A religiosidade indígena está intimamente ligada à própria cultura e, como tal, cada povo indígena tem sua forma particular de reverenciar o transcendente.
3. A nossa cultura e a nossa religiosidade são transmitidas de geração em geração pelos mais velhos, pelos quais temos um grande respeito e admiração.
Faz parte da tradição indígena o ensino, que traz uma rica bagagem religiosa. É difícil separar o que ´´e cultura e o que é religião indígena.
4. Sem dúvida, Deus é um só e sempre o mesmo.
5. Muitos acham que os indigenas adoram o sol pq não conhece Deus. Isto não esta certo, pois para os indigenas Deus esta além. No entanto para os indigenas ele se manifesta através do sol.
6. Os povos indígenas têm uma maneira própria de marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a passagem do tempo está relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como a chuva e o frio.
7.As terras indígenas são áreas fundamentais para a reprodução física e cultural dos povos indígenas, com a manutenção de seus modos de vida tradicionais, saberes e expressões culturais únicos, enriquecendo o patrimônio cultural brasileiro.