Vantagens do minério na indústria?
Riscos e perigos para nossa saúde?
Respostas
Resposta:
→ Lavra a céu aberto ou de superfície: consiste na extração de minérios que estão depositados próximos à superfície. Esse método explora o minério até o seu esgotamento. Suas principais técnicas são: encostas, cavas, fatias e lavra por dissolução.
A lavra subterrânea corresponde à extração de minérios em depósitos profundos.
A lavra subterrânea corresponde à extração de minérios em depósitos profundos.
→ Lavra subterrânea: consiste na extração de minérios que estão depositados longe da superfície. Esse método explora o minério via sonda e por meio de serviços topográficos. As principais variações dessa lavra são: realces com autoportantes, realces com encaixantes e abatimento.
Os principais problemas ambientais associados a essa atividade são:
Poluição e contaminação dos recursos hídricos: ocorre, principalmente, devido à formação de lama e dissolução de produtos químicos.
Degradação da paisagem: A atividade mineradora, além de modificar a paisagem, principalmente em lavra de céu aberto, provocando impactos visuais, acaba também por retirar a identidade do local no que diz respeito ao ecossistema, afugentando animais e retirando a cobertura vegetal.
Poluição do ar e poluição sonora: Alguns métodos de exploração de minérios provocam poluição do ar e também poluição sonora, devido às explosões nas minas.
Alteração geológica: A abertura de cavas nas áreas de mineração provoca alterações na geologia das áreas.
Processos erosivos: em muitas áreas em que é retirada a cobertura vegetal, bem como há formação de lama, ocorre o favorecimento de voçorocas e assoreamentos.