- descreva as violência geradas pelos diferentes tipos de sistemas de opressão no Brasil relacionados à raça, gênero, classe e geração
- o que é interseccionalidade e como esse conceito funciona
- quais as diferenças entre cultura erudita e cultura popular? Podemos falar que uma delas é “superior”
- qual o critério para que uma cultura e sua identidade tenha maior visibilidade ou seja invisibilizada?
Respostas
Resposta:
sexualidade, de violência, no cotidiano doméstico, e das transformações nos papéis de gênero e seus morais, religiosos e dos valores sociais na preservação da cultura e das pela qual não se pode falar de “pedagogia feminista” no singular intersecções entre gênero, raça, classe, idade, orientação sexual e outros ..
Explicação:
Espero Ter ajudado!! :D
Explicação:
- Desigualdades de Gênero: Desde a antiguidade várias sociedades mantiveram a supremacia masculina, esta dominação provocou a exclusão sistemática das mulheres da política, e no Brasil não foi diferente, houve muita represália contra as mulheres.
- Desigualdades de geração: A opressão contra jovens se manifesta hoje na sociedade através da discriminação no trabalho (baixos salários, desemprego, exploração), na limitação dos direitos civis (violência doméstica, etc.).
- Desigualdade racial: A luta dos povos e etnias oprimidas em determinadas sociedades marcou épocas e não há perspectivas de sua eliminação no atual sistema capitalista.
- Desigualdade de orientação sexual: A opressão contra gays e lésbicas se expressa sob todas as formas socioeconômicas, em todas as sociedades, através da obrigação de seus membros de aderir a heterossexualidade.
- Interseccionalidade é o estudo da sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação.
Nesse sentido, a interseccionalidade permite uma maior compreensão acerca das das desigualdades raciais existentes.
- A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico. Não podemos dizer superioridade quando se falamos em cultura, afinal cultura é pessoal, nacional, mundial, cada uma com sua superioridade.
- É difícil definir uma identidade cultural específica, pois ela é maleável e depende do momento e das peculiaridades culturais de uma determinada sociedade.
A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.