Releia a citação de Nietzsche que consta da abertura do capítulo, da qual destacamos a frase final: "O familiar é o habitual; e o habitual é o mais difícil de 'conhecer', isto é, de ver como o problema, como alheio, distante, 'fora de nós'...".
Agora, compare-a com o parágrafo a seguir analisando suas semelhanças a partir do que Deleuze e Gattari denominam "opiniões prontas".
"Pedimos somente um pouco de ordem para nos proteger do caos. Nada é mais doloroso, mais angustiante do que um pensamento que escapa de si mesmo, ideias que fogem, que desaparecem apenas esboçadas, já corroídas pelo aquecimento ou precipitadas em outras, que também não dominamos. (...) É por isso que queremos tanto agarrar-nos a opiniões prontas"
Respostas
Nietzsche, Deleuze e Gattari tem a semelhança em afirmar que: tudo o que conhecemos pela fala alheia das opiniões prontas, passam por nós como verdades inquestionáveis.
As opiniões prontas em Nietzsche, Deleuze e Gattari
Pensar por si mesmo não é ato fácil, pois tendemos a internalizar falas desde a infância, quando hábitos e costumes, quando as coisas são o que são porque sempre foram assim, são passadas e assimiladas por nós, sem reflexão.
Isso porque, aquilo que nos é familiar, nos é conhecido e acreditamos que sabemos o que é, então, quanto mais habituados estamos com alguma coisa, mais achamos que sabemos sobre ela. Mas esse conhecimento faz parte do senso comum e torna-se um obstáculo ao verdadeiro conhecimento.
Bons estudos!
Saiba mais sobre As opiniões prontas e senso comum em: brainly.com.br/tarefa/2226462
#SPJ2