1- Por que será que o esporte de Fórmula 1 está no topo da pirâmide do ESPORTE
automobilístico?
2- Justifique essa afirmativa do autor:“ O preço dessa brincadeira, fica longe de ser
pechincha”.
3- Qual o objetivo atual do Campeonato Mundial de Fórmula 1?
4- Descreva as mudanças ocorridas nas partes da mecânica do carro ( motor, pneus …).
5- Cite a importância do calendário para o esporte automobilístico.
Respostas
Resposta:
Não está anexado o texto mas vou responder como fã desse esporte. : D
1) A fórmula 1 é o topo do automobilismo porque se trata de um esporte onde os carros, ao longo das décadas, sempre são mais avançados, atingem as maiores velocidades, já chegaram a uma velocidade tão elevada que foi preciso reduzir para que não traga risco às vidas dos pilotos, mais ainda assim, continuam sendo os carros mais velozes do mundo.
2) A fórmula 1 é um esporte muito caro e não é tão acessível para qualquer pessoa. Há um investimento altíssimo no desenvolvimento dos carros, nos consertos sempre que há algum acidente nas pistas, viagens de toda a equipe para corridas em outros países. Sem contar também no investimento que um piloto muitas vezes tem que fazer para que tenha chances de ser contratado, nos dias atuais vemos alguns casos de pilotos que não são tão bons em ritmo de corrida, mas por terem um grande aporte financeiro, conseguem ser contratados. E por outro lado, pilotos com grande potencial, mas com risco de serem deixados de lado por não ter valores satisfatórios para algumas equipes.
3) O campeonato de fórmula 1 tem por objetivo consolidar o melhor piloto do ano e também a melhor equipe construtora do ano, esses títulos são dados para a equipe e pilotos que ganharem mais pontos por vencerem as corridas. há 7 anos que a equipe Mercedes e 4 anos que Lewis Hamilton têm sido consecutivamente campeão de construtores e campeão de pilotos respectivamente.
4) As mudanças nos pneus são de responsabilidade da fornecedora dos mesmos, atualmente é da responsabilidade da empresa Pirelli. As demais mudanças do carro são de responsabilidade da equipe, podendo fazerem alterações nas asas do carro, motor, entre outros elementos. Só que algumas mudanças só podem ser feitas para uso apenas na próxima temporada, se for preciso fazer uma mudança mais drástica no decorrer da temporada atual a equipe pode ser penalizada.
5) O calendário da fórmula 1 deve ser elaborado com bastante antecedência em conjunto com os países que irão sediar o evento, para que o público possa se preparar com antecedência, e também para que as outras categorias elaborem seus calendários de forma que não haja uma competição entre si nem haja o choque de datas. Vemos alguns países entrando no calendário, pistas mudando, mas geralmente segue a mesma ordem e variando apenas o dia, começando a temporada com o GP da Austrália e sempre terminando o GP de Abu Dhabi.