As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade da época, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Segundo os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Pedagogia Progressista afirma que é necessário que os indivíduos aprendam a se adaptar às normas vigentes e aos valores, pregando a igualdade de oportunidades em uma sociedade capitalista.
( ) A Pedagogia Liberal procura não questionar os fundamentos da sociedade capitalista, por isso pretende desenvolver aptidões individuais que preparem as pessoas para o desempenho das funções sociais.
( ) A Pedagogia Liberal não discute o sistema capitalista. Nessa pedagogia, a escola tem que preparar os indivíduos para a sociedade. Ela aborda algumas tendências, tais como a tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.
( ) A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustenta as finalidades sociopolíticas da educação. Busca não só transformar as relações de ensino-aprendizagem, mas transformar a sociedade capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.
Respostas
Resposta: A:, (f); // B:, (v); // C:, (v); // D:, (v). (Eu não tenho certeza se esta correto (leia o texto abaixo Para uma maior certeza) (Se não couber tudo aqui vou por nos comentários)
Explicação: Tendência liberal tradicional / A Didática Tradicional
São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. As matérias de estudo visam preparar o aluno para a vida, são determinadas pela sociedade e ordenadas na legislação. Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual, razão pela qual a pedagogia tradicional é criticada como intelectualista, e, às vezes, como enciclopédica. Há um conservadorismo cultural, que inspira-se no passado para resolver os problemas do presente. Há ênfase na acumulação de conhecimento. A prática pedagógica é estática, sem questionamento da realidade e das relações existentes, sem pretender transformação da sociedade. Os conteúdos são selecionados a partir da cultura universal, do saber acumulado e sistematizado e da acumulação do saber enciclopédico. O importante é a quantidade de conhecimentos passada ao aluno, e não a qualidade. O aluno passa a dominar o conteúdo cultural e universal, transmitido pela escola.
Tendência liberal renovada progressivista / A Didática da Escola Nova
Como o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas, enfatizando processos mentais e habilidades cognitivas em detrimento aos conteúdos organizados racionalmente. Portanto, dá-se muitos mais valor aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a tais conteúdos. Trata-se de “aprender a aprender”, e é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber, propriamente dito. Esta ênfase no processo faz com que os conteúdos sejam desconsiderados, sendo cada vez menos relacionado com a realidade social.