• Matéria: Filosofia
  • Autor: alealessandra0804
  • Perguntado 5 anos atrás

A 22/09/2020
ATIVIDADE
PESQUISE O CONCEITO DE LIBERDADE DA VISÃO DOS
SEGUINTES FILOSOFOS:
1) ARISTÓTELES
2) RENÉ DESCARTES
3) IMMANUEL KANT
4) BARUCH SPINOZA
5) J.P.SARTRE
6) KARL MARX
7 Platão ​

Respostas

respondido por: fribeirolsilva0
3

1) ARISTÓTELES, citado por RABUSKE (1999, p. 89), analisa que: “A liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Logo, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.

2) Fundador do racionalismo moderno, o filósofo René Descartes (1596-1650) associa a liberdade ao conceito de livre-arbítrio. O homem é livre na medida em que pode escolher fazer ou não alguma coisa sem ser coagido por força exterior. Na visão cartesiana, a liberdade é o ato de saber avaliar bem e racionalmente todas as alternativas disponíveis antes de tomar uma decisão. Para ele, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas que precedem a escolha.

3) Para Kant, a liberdade é a autonomia de cumprir seu dever de acordo com as Leis da Natureza.

4) Espinosa vê a liberdade como parte das leis naturais, ou seja, os indivíduos que vivem em sociedade em pleno equilíbrio são livres. Para o filósofo, a liberdade se encontra na razão, ou seja, é nesse sentido que o indivíduo faz o que considera de bom para si mesmo.

5) Após a Segunda Guerra Mundial, floresce o existencialismo. O filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980) disse: “estamos condenados a ser livres”. Essa frase traz a liberdade como possibilidade única da existência. Ele entende que somos livres para existir e construímos nosso mundo interior a partir de escolhas. Elas seriam obrigatórias - mesmo se não quiser decidir algo, se escolheu não decidir.

6) No final do século 19, Karl Marx (1818-1883) criticou a liberdade e sua relação com o capitalismo. Para ele, quando a sociedade é dividida em proletários e capitalistas, as pessoas se tornam meras ferramentas de produção e a atividade produtiva se torna coerção, a vida humana se reduz à mera sobrevivência. É o que ele chama de “necessidade”. Quem tem de comer a qualquer custo fará todo o esforço para isso e está no domínio da necessidade. Quando conseguimos nos livrar da necessidade, a ideia do “livre para” acontece. Marx dizia que a diminuição da jornada de trabalho é a condição para a liberdade e para o desenvolvimento pleno das personalidades e das capacidades humanas.

7) Para Platão liberdade era que cada ser humano teria sua preferência para sobreviver dentro da dignidade, mesmo que ele escolha viver em conformidade com a moral ou não. ... Lembrando que Platão foi discípulo de Sócrates e muitos dos seus pensamentos foram influenciados pelo mesmo, também foi docente de Aristóteles.

Perguntas similares