Respostas
Resposta:
Desde a constituição das primeiras sociedades e o surgimento das primeiras civilizações, observa-se a existência de uma intensa e nem sempre equilibrada relação entre sociedade e natureza. Isso foi possível graças à evolução ocorrida nas técnicas e nos instrumentos técnicos, que permitiram o cultivo e a administração dos elementos naturais.
Com o tempo, como sociedades transformadas cada vez mais desenvolvida e, consequentemente, produzir transformações cada vez mais avançadas em seus sistemas de técnicas, gerando um maior poder de construção e transformação do espaço geográfico e os consequentes impactos sobre a natureza. Após o século XVIII, com o desenvolvimento da Revolução Industrial, podemos dizer que os impactos da sociedade sobre o meio natural intensificaram-se de maneira jamais vista, propiciando uma união de fatores que levou ao aceleramento da geração de impactos ambientais.
Mas é preciso considerar que a natureza também gera impactos sobre uma sociedade. Um exemplo seria o Aquecimento Global, fruto da fonte e da degradação ambiental (embora, no meio científico, essa teoria não seja um consenso).
Portanto, é preciso considerar que, independente da forma com que se esse assunto complexo diz respeito à natureza e sociedade, é preciso entender que os seres humanos precisam conservar o espaço natural, sobretudo no sentido de garantir a existência dos recursos e dos meios inerentes a eles para as sociedades futuras.