1-Quais foram as determinações do Tratado de Versalhes no período pós-guerra
2- como ficou posicionado no cenário Mundial os Estados Unidos no período pós-guerra
3- Como qual finalidade foi criada a Liga das Nações por quais Razões
4- O Brasil retirou se desligam das Nações
5- Quais foram os países que se formaram na Europa depois da primeira guerra mundial
6-cite e Explique dois prejuízos que no geral os países participaram da Guerra tiveram em seus territórios?
Respostas
Explicação:
1)Art.45determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos à França.
Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses.
Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações.
Art.119 – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados.
Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários.
Art. 168 – qualquer fabricação de armamentos deveria ter a aprovação dos aliados.
Art. 198 – determinava que a Alemanha não poderia ter aviação nem marinha militar.
Art. 231 – estabelecia o reconhecimento da culpa dos alemães pela guerra e por todas as perdas e danos dos aliados.
2)Para os Estados Unidos, o período do pós-Segunda Guerra Mundial foi um de paz e prosperidade. Os norte-americanos usaram o dinheiro que haviam economizado durante a Segunda Guerra Mundial para adquirir bens de consumo que não estavam disponíveis durante o conflito. Com o subsequente bom da economia, milhares de pessoas encontraram emprego nos Estados Unidos. Os norte-americanos estavam ganhando mais dinheiro e a nação tinha o mais alto padrão de vida de todo o mundo.
3)A Liga das Nações foi criada pelo Tratado de Versalhes, em 28 de julho de 1919, ao fim da Primeira Guerra Mundial. Seu principal objetivo era servir de espaço para discussões entre as nações e assim evitar guerras. Sua sede ficava em Genebra, Suíça.
4)O Brasil foi por muito tempo o único país americano com assento no Conselho da Liga. Como não havia regras definidas para a ocupação dos assentos temporários, o Brasil passou a ser anualmente reeleito para o Conselho.
No entanto, ao ser o único representante do continente americano, o governo brasileiro achava que deveria ter mais prestígio. Assim começa a campanha por obter um assento permanente no Conselho da Liga. Isto se transformou na meta diplomática fundamental do governo Arthur Bernardes (1922-1926).
O Brasil sustentava a tese de "representação americana” no quadro permanente do Conselho. Na ausência dos Estados Unidos, o Brasil seria o candidato da América com as melhores credenciais para ocupar esta vaga. Afinal era um país de dimensões continentais, grande população e comércio dinâmico.
Porém, o Brasil não conseguiu reunir o apoio necessário para se eleger como membro permanente do Conselho. Então, o país se retirou da Liga das Nações em 1926.
5)Além da Tchecoslováquia e da Iugoslávia, a Conferência de Paris em 1919 selou o nascimento da Polônia, anteriormente dividida entre a Áustria e a Rússia, e quatro novos Estados formados a partir de territórios russos: Finlândia, Estônia, Lituânia e Letônia. A Hungria perdeu dois terços de seus territórios.
6)As consequências imediatas da Primeira Guerra Mundial foram evidentemente as baixas humanas. O conflito fez mais de 8 milhões de mortos, 20 milhões de feridos e 6 milhões de inválidos. Traduziu-se igualmente em grandes perdas económicas e em enormes gastos com o esforço de guerra, lançando muitos Estados em sérias crises