COMERCIALIZAÇÃO DA ÁGUA E CONFLITOS NA AMÉRICA LATINA :
Por se tratar de uma importante fonte de riqueza , a disputa pela água é um dos motivos que têm provocado tensões entre diferentes países . Assim , a política adotada por um governo local para realizar a gestão e a comercialização da água pode prejudicar outros , contribuindo para a ocorrência de conflitos.
Um dos conflitos mais importantes relacionados á disputa e á comercialização da água ocorreu na América Latina , nos anos 2000. foi deflagrado na cidade de Cochabamba , na Bolívia , e envolveu grandes empresas multinacionais , o governo local e movimentos populares de camponeses e trabalhadores urbanos .
LEIA O TEXTO A SEGUIR :
Os movimentos sociais da Bolívia passaram a influir na formulação e execução das políticas públicas de água e esgoto a partir da vitoriosa guerra pela água travada em Cochabamba, entre 4 e 11 de abril de 2000. Opondo milhares de camponeses e trabalhadores das áreas urbanas ao governo do departamento de Cochabamba e à multinacional Bechtel, dos Estados Unidos - que assumira no início de 1999 o serviço de água e esgoto do departamento -, o conflito civil provocou uma morte e dezenas de feridos.
Com a entrada da Bechtel na Bolívia, as tarifas de fornecimento de água subiram de 150% a 180%, e os tradicionais comitês comunitários de água potável foram obrigados a pagar para utilizar água. No dia 11 de abril de 2000, após uma semana de uma verdadeira guerra pela água, o governo de Cochabamba cancelou o contrato de concessão com a Bechtel. Com a vitória do movimento popular, o serviço de água e esgoto de Cochabamba baixou a tarifa ao patamar anterior à privatização. O serviço, vinculado ao governo do departamento, também passou a contar com a participação de três membros de organizações não-governamentais em sua diretoria, para promover o controle social da empresa.
1) De acordo com o texto , como a água pode se tornar um conflito entre países que estão situados na mesma rede hidrográfica ?
3) Como podemos observar a relação local - global no conflito da água em Cochabamba ?
1
Respostas
Resposta:
Olá, como vai?
Seguem abaixo a minha sugestão de resposta
espero que eu lhe tenha sido útil, obrigado
Explicação:
1) De acordo com o texto , como a água pode se tornar um conflito entre países que estão situados na mesma rede hidrográfica ?
Os países que dependem do fornecimento de água dependem também de como esse fornecimento será dado, quem será o controlador (orgão público ou privado), e isso pode acarretar em disputas, manifestações e conflitos, decorrentes de tarifas e limitações no fornecimento.
3) Como podemos observar a relação local - global no conflito da água em Cochabamba ?
Os conflitos locais de disputa pelo controle da água, envolveram também uma multinacional (a Bechtel) norte-americana, que assumiria o controle da água, prejudicando os moradores locais, com suas altas tarifas.