No Brasil, muitos povos tradicionais dependem de atividades como o extrativismo, a pesca artesanal e a caça para garantirem o seu sustento. São marcados por terem uma relação muito forte com o território, uma cultura diferenciada e por terem saberes e práticas que são passados de geração em geração. Todas as alternativas indicam um exemplo de comunidade tradicional no Brasil, EXCETO: *
a) Quebradeiras de coco babaçu
b) Gaúchos
c) Ribeirinhos
d) Quilombolas
Respostas
Resposta:
Os povos e comunidades extrativistas são encontrados em todo o Brasil. O extrativismo é uma característica comum a muitas comunidades diferentes, como os castanheiros, piaçaveiros e coletores de flores sempre-vivas, entre outros. Para muitos, a extração (ou coleta) define seu modo de vida, de produção e é a base de sustento financeiro de toda a comunidade.
Enquanto parte dos povos e comunidades tradicionais se autoidentificam diretamente com o produto principal extraído (coletores de mangaba, piaçaveiros, cipozeiros, isqueiros, andirobeiras, quebradeiras de coco babaçu, etc), outra parcela destes povos, cuja vida gira em torno da extração de uma diversidade de produtos, se entende como população extrativista de forma mais ampla.
Em quase todas essas comunidades, a atividade de extração está ligada a uma economia mais ou menos diversificada, com a plantação de roças, criação de pequenos animais para venda ou subsistência, caça e pesca.
As atividades extrativas são determinadas por um conjunto de fatores que se correlacionam, como os ciclos naturais da espécie extraída e do bioma onde é realizada, além da ação humana direta sobre o ecossistema onde a espécie está inserida. As formas de se explorar os recursos naturais são determinadas por fatores como o grau de desenvolvimento das forças produtivas, formas de organização social e características culturais das comunidades extrativistas. Sendo assim, um grau maior de inovação tecnológica está menos ligado à degradação causada pela atividade do que os aspectos culturais e contextos específicos das comunidades. São exemplos dessas características culturais a produção comunitária e familiar, regida por um conjunto de valores e crenças próprios de cada comunidade.
Explicação:
Espero ter ajudado