Respostas
Resposta:
Sólidos geométricos estudados na escola de Platão e suas respectivas planificações.
Na Idade Média, o sistema de numeração árabe foi implantado no Ocidente, e os números passaram a ser escritos na forma como os conhecemos hoje. Nessa época, a álgebra passou a ser utilizada para resolver diferentes tipos de problemas, bem como começou a ser usada com a geometria.
No século XVII, a Matemática passou por um período revolucionário, pois surgiram importantes ferramentas, como os logaritmos, o plano cartesiano, cálculos de probabilidades e também o cálculo infinitesimal, desenvolvido pelo físico inglês Isaac Newton.
Nos últimos séculos, alguns importantes problemas matemáticos foram solucionados. Destacam-se a demonstração do teorema de Fermat e a solução para o problema das conjecturas esféricas de Poincaré.
No século XIX, surgiram importantes estudos na área de espaços vetoriais. O matemático James Clerk Maxwell, por exemplo, unificou as equações diferenciais do eletromagnetismo. Já no século XX, foi a vez de Albert Einstein desenvolver seus cálculos da relatividade geral e restrita, a partir das equações de Maxwell e também das transformações de Lorentz. De lá para cá, os físicos aprenderam a descrever quase todas as interações da natureza por meio de um grande conjunto de equações diferenciais, conhecidas como modelo-padrão.
Atualmente, muitos avanços da matemática têm surgido do estudo de números primos. Isso tem sido possível graças ao trabalho de brilhantes matemáticos de todo o mundo e também pelo desenvolvimento de computadores mais avançados, capazes de resolver cálculos extensos em tempos cada vez menores.
Leia também: 7 perguntas ainda não respondidas pela Física
Para que serve a matemática?
A matemática perpassa por grande parte das áreas do conhecimento, em especial, as ciências da natureza e as ciências aplicadas, como as engenharias. A matemática aplicada permite a elaboração de estatísticas que auxiliam na compreensão de fenômenos biológicos, físicos, químicos e até mesmo sociais, cuja análise é complexa e depende de muitas variáveis.
O desenvolvimento da matemática permitiu a construção de modelos que explicam o funcionamento da natureza. É a partir da linguagem matemática que se explicam a gravidade, a eletricidade, os fenômenos eletromagnéticos etc.
Além do papel fundamental que desempenha dentro das ciências, a matemática também é de extrema necessidade para a solução de problemas cotidianos. A contagem do tempo, o controle de gastos, as divisões e o agrupamento de coisas em conjuntos diferentes, por exemplo, são habilidades desenvolvidas ao longo da vida que só são possíveis quando estudamos e passamos a compreender a matemática.
Por M.e Rafael Helerbrock
Professor de Física