Respostas
Explicação:
Todos os anos surgem novas tendências tecnológicas e comerciais, com ferramentas e modelos de negócios em várias áreas. No ramo de Arquitetura e Urbanismo não é diferente.
À medida que a tecnologia continua fornecendo novas maneiras para que as pessoas consumam conteúdo, precisamos estar ligados nas novas ferramentas e como elas podem melhorar o nosso negócio de um modo geral, bem como destacá-lo.
Tendências tecnológicas
Acredito com muita força que a empresa ou profissional que oferecer uma gama de produtos suplementares, além da tradicional imagem em 3D para acompanhamento ou a visualização de projetos, terá maiores oportunidades de se manter neste mercado muito competitivo.
Aproveitando-se da modelagem que é criada para as renderizações, podemos desdobrar uma série de outros serviços que agregam muito mais valor ao serviço.
Aqui vão algumas delas:
1) Uso do Shapespark para passeios virtuais
Clique no triângulo que se encontra no centro da imagem abaixo, e com o teclado e o mouse, navegue dentro dela como se fosse um jogo. Se estiver no celular, basta clicar para onde queira ir:
O Shapespark é um programa que pode ser facilmente substituído pela Unreal engine, CASO o objetivo final seja criar passeios virtuais foto-realistas. O diferencial é a rapidez e a facilidade que você poderá executar isso.
O Shapespark integra-se com as ferramentas de modelagem 3D existentes e permite que você crie visualizações em tempo real com iluminação fisicamente precisa. As visualizações do Shapespark podem ser compartilhadas via links ou incorporadas em páginas da web.
Visite um interior antes de ser construído
As renderizações estáticas limitam o visualizador a alguns pontos de vista selecionados, o que torna difícil imaginar completamente um espaço e avaliar sua funcionalidade e atmosfera. Com o Shapespark você pode superar essas limitações, permitindo que o espectador entre no espaço e passeie livremente para examinar todos os detalhes.
Explore o conteúdo criado na Web
Apresentar o conteúdo em 3D nunca foi tão fácil. Podemos exportar e explorar os passeios 3Ds diretamente no navegador da Web sem baixar nenhum aplicativo, nem instalar plugins.
Realidade virtual com o uso dos óculos de VR
O Shapespark suporta o WebVR permitindo entrar em Realidade Virtual sem sair do navegador da Web. Você pode usar aparelhos de mesa e móveis: Oculus Rift, HTC Vive, Google Cardboard e Daydream.
Iluminação fisicamente precisa
A iluminação precisa é o ingrediente chave para fazer uma cena virtual parecer real. O Shapespark usa técnicas de iluminação global que simulam o comportamento da luz no mundo real para todos os tipos de fontes de luz, sejam eles sol, céu ou lâmpadas. Estas são as mesmas técnicas que os motores de renderização usam para gerar imagens foto-realistas, como o caso do V-Ray.
Clique aqui para ver um exemplo que fizemos usando este programa. Esta cozinha é a mesma que usamos em nosso curso de Maquete Eletrônica.
Se interessou no programa? Então saiba como aprender a usar o Shapespark.
2) Uso da tecnologia de câmeras 360
Dê play no vídeo e arraste-o com o mouse para ver a cena em todos os ângulos:
As fotos ou imagens em 360º ficaram muito conhecidas, por parte da série 360 exibida no Fantástico desde 2017. De fato, este tipo de solução entrega uma sensação de profundidade e entendimento da situação fotografada incrível. E é partir daí que podemos tirar proveito de forma profissional desta tecnologia.
Uma das soluções é o uso do 360 para o acompanhamento de uma obra, seja da parte externa e interna, de cada cômodo, para informações e updates ao cliente.
Basta, juntamente com um tripé, efetuar as fotos ou até vídeos e enviar através de um simples link. Esta proximidade regular entre o arquiteto e o cliente beneficia ambos em vários aspectos: seja no polimento de ideias técnicas, até o melhor entrosamento pessoal e profissional.
Existem no mercado inúmeras câmeras 360º. Para quem quer testar ou iniciar neste segmento, indico esta câmera da Samsung acima, e este canal life in 360.
Quero que perceba o quanto você pode ampliar as soluções de representações arquitetônicas da sua empresa, além da simples imagem 3D.
gear 2 360 530x358 - 10 tendências tecnológicas e comerciais para 2018 na Arquitetura
A tecnologia pode ser usada também para o auxílio de locação, compra e venda de imóveis: Com as fotos em 360, através de uma plataforma online, você poderá escolher o local do imóvel, tamanho e depois passear por dentro dele, observando tudo: tamanho, acabamentos de cada canto do imóvel, etc.
Aliás, para quem precisa usar já este tipo de tecnologia, indico meu super parceiro, Jef Coelho. Ele é tão fera que até
As escolas literárias ainda são temas recorrentes nas provas dos vestibulares em todo o país, principalmente no Enem
ARQUITETURA
Os arquitetos renascentistas perceberam que a origem de construção clássica estava na geometria euclidiana, que usava como base de suas obras o quadrado, aplicando-se a perspectiva, com o intuito de se obter uma construção harmônica. Apesar de racional e antropocêntrica, a arte renascentista continuou cristã, porém as novas igrejas adotaram um novo estilo, caracterizado pela funcionalidade e portanto pela racionalidade, representada pelo plano centralizado, ou a cruz grega. Os palácios também foram construídos de forma plana tendo como base o quadrado, um corpo sólido e normalmente com um pátio central, quadrangular, que tem a função de fazer chegar a luz às janelas internas
ESCULTURA
Pode-se dizer que a escultura é a forma de expressão artística que melhor representa o renascimento, no sentido humanista. Utilizando-se da perspectiva e da proporção geométrica, destacam-se as figuras humanas, que até então estavam relegadas a segundo plano, acopladas às paredes ou capitéis. No renascimento a escultura ganha independência e a obra, colocada acima de uma base, pode ser apreciada de todos os ângulos.
Dois elementos se destacam: a expressão corporal que garante o equilíbrio, revelando uma figura humana de músculos levemente torneados e de proporções perfeitas; e as expressões das figuras, refletindo seus sentimentos. Mesmo contrariando a moral cristã da época, o nu volta a ser utilizado refletindo o naturalismo.
Encontramos várias obras retratando elementos mitológicos, como o Baco, de Michelangelo, assim como o busto ou as tumbas de mecenas, reis e papas.
PINTURA
Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes e obscurecer os elementos secundários, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitem criar distâncias e volumes que parecem ser copiados da realidade; e a utilização da tinta à óleo, que possibilitará a pintura sobre tela com uma qualidade maior, dando maior ênfase à realidade e maior durabilidade às obras.