me ajudem por favor!! 100 PONTOS
Sinopse: Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de "lápis cor da pele" para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos. Sua mãe, Marta, logo percebe e resolve ir até a escola da criança tomar satisfações sobre o ocorrido. A professora justifica-se dizendo que falou de forma automática, sem pensar.
a) Por que a professora Sônia disse que a cor do lápis de madeira clara é da cor da pele?
b) O aluno Eduardo disse a mãe dele que a cor do lápis de madeira clara é a cor da pele, por se sentir descriminado ou porque ficou curioso para saber o motivo da cor da pele dele e da mãe dele não serem da cor do lápis de madeira clara, considerada a cor da pele pela professora?
c) A reação da mãe do Eduardo é justificada, já julgando que a professora Sônia disse, por racismo, que a cor do lápis de madeira clara é a cor da pele? Só por dizer isso, a mãe do Eduardo já tinha como provar que a professora Sônia é racista? Por quê?
Respostas
Resposta:
Com base nesse texto:
A) Porque a resposta dela foi falada automaticamente e pediu desculpas.
B)Descriminado, porque ele pensou que sua pele não existia na classe ''cor da pele''.
C)Sim,ela sentiu um tipo de preconceito contra seu filho. Não porque a professora teve uma resposta automática e a mãe dele tinha como provar.
Aprenda mais sobre racismo nesses links:
https://brainly.com.br/tarefa/35681166
https://brainly.com.br/tarefa/30400486
https://brainly.com.br/tarefa/30985212
https://brainly.com.br/tarefa/31546752
BONS ESTUDOS!
Resposta:
A) Porque todos usam esse termo sem analisar o que está por trás dessa frase. Embora ela não tenha tido a intenção, mas esse dizer revela que o preconceito vem de muitos anos. As vezes mesmo sem intenções acabamos por praticá-lo.
Precisamos banir o preconceito.
B) na minha opinião ele ficou curioso e quiz saber se tem lápis da cor da pele dele. Que pode ser marrom ou mesmo preto.
C) não. Ela não tinha como provar, pois esse hábito de dizer que o lápis de cor de madeira clara é cor de pele já vem de muito e não foi a professora que inventou isso.
Mas precisamos repensar isso com carinho. Isso realmente pode confundir a cabeça das crianças.