• Matéria: Português
  • Autor: maryrose23
  • Perguntado 5 anos atrás

mimmm ajude pofavooooo
pofavoooo pessoal eu preciso muito da ajuda de vcs é pra amanhã​

Anexos:

Respostas

respondido por: fabioyuiti
1

Explicação:

A realidade distante do previsto

O artigo 6° da Constituição Brasileira de 1988 prevê ao cidadão o acesso à eixos sociais básicos necessários para sobrevivência, como é o caso da moradia e da saúde. Entretanto, o que se observa na realidade do país é que esse acesso é limitado às classes média-alta da população. Assim, faz-se necessária a analise do impasse.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar a urbanização acelerada como um dos impulsionadores do problema. O Brasil foi marcado pela falta de estrutura e planejamento das cidades, o que fez com que parte considerável da população nao possuíssem moradia e direitos básicos de um cidadão, o que mostra a hipocrisia da Constituição Brasileira, ao prever a igualdade entre os cidadãos no artigo 5°.

Ademais, a negligência estatal também é uma das causas do impasse, uma vez que é dever do governo cumprir os artigos da Constituição. A exemplo de Macabéa, do livro "A hora da estrela", de Clarice Lispector, a população segregada não consegue ascender socialmente e o único momento que são notados é na hora da morte.

Portanto, medidas cabíveis são necessárias para minimizar o impasse. O governo deve, por meio de suas verbas, criar abrigos e restaurantes públicos direcionados para a população pobre, para que, deste modo, reduza o número de pessoas marginalizadas

Perguntas similares