Respostas
Resposta:
O Oxigênio é um elemento químico que pertence ao segundo período da família VIA (calcogênios) da Tabela Periódica. Trata-se do elemento mais abundante na superfície terrestre. Todos sabemos da importância vital desse elemento, já que ele forma o gás oxigênio (gás presente no ar atmosférico que é fundamental para a sobrevivência de diversos seres).
Características atômicas
O oxigênio é composto por átomos que apresentam número atômico (Z) igual a 8 e massa atômica igual a 16 u. Sendo assim, seus átomos apresentam8 prótons no interior do núcleo;
8 elétrons nos orbitais;
Uma média de 8 nêutrons no núcleo do átomo.
OBS.: O número de nêutrons depende do número de massa de cada isótopo do oxigênio. Na natureza, existem três isótopos:
8O16: apresenta 8 nêutrons no interior do núcleo, número que resulta da subtração do número de massa (16) pelo número atômico (8);
8O17: apresenta 9 nêutrons no interior do núcleo, número que resulta da subtração do número de massa (17) pelo número atômico (8);
8O18: apresenta 10 nêutrons no interior do núcleo, número que resulta da subtração do número de massa (18) pelo número atômico (8).
Quando realizamos a distribuição eletrônica dos oito elétrons presentes em um átomo de oxigênio, percebemos que esse elemento apresenta dois níveis de energia:
Distribuição eletrônica de um átomo de oxigênio
Distribuição eletrônica de um átomo de oxigênio
Com a distribuição eletrônica, constatamos ainda que um átomo de oxigênio apresenta seis elétrons na camada de valência, que é a segunda camada. Nela, o subnível s apresenta dois elétrons, e o subnível p, quatro elétrons.
História do Oxigênio
O chinês Mao-Khoa, no século VIII, e Leonardo da Vinci, no século XV, chegaram à conclusão de que o ar não era um elemento. Para Mao-Khoa, o ar era composto por duas substâncias: ar completo e ar incompleto. Já da Vinci percebeu que havia uma relação entre o fenômeno da combustão e o ar que respiramos.
Em 1771 e 1774, dois cientistas realizaram experimentos diferentes, mas alcançaram o mesmo resultado. Em 1771, Scheele produziu gás oxigênio a partir do aquecimento individual de substâncias diferentes, como nitrato de potássio e o óxido de mercúrio. Já em 1774, Priestley aqueceu o óxido de mercúrio II (HgO) e produziu o gás oxigênio (O2)
Explicação:
oi pfv teixa obrigado e se posivel deixa como melhor resposta (: