• Sobre os grupos separatistas, pesquise os seguintes casos: País Basco; Chechênia;
Irlanda do Norte e Curdistão.
Respostas
Resposta:
Espero ter te ajudado!
Explicação:
Basco: foi um conflito armado entre a Espanha, a França e o Movimento de Libertação Nacional Basco, um grupo social e político de organizações bascas que buscam a independência da Espanha e da França.
Chechênia: A disputa entre russos e chechenos, vez ou outra ganha destaque nos noticiários internacionais com o registro de conflitos de menor e maior impacto.
Irlanda do Norte: aprovada pelo parlamento do Reino Unido fez da Irlanda do Norte uma entidade política autônoma em 1921. Confrontado com exigências divergentes de nacionalistas irlandeses e unionistas para o futuro da ilha da Irlanda (os primeiros queriam um parlamento autónomo que governasse toda a ilha, os segundos não queriam nenhuma autonomia), e temendo uma guerra civil entre os dois grupos, o governo britânico liderado por David Lloyd George aprovou a lei, criando duas Irlandas com autonomia interna: a Irlanda do Norte, que continuaria sob o domínio do Reino Unido, e a República da Irlanda (também conhecida como Eire), independente.
Curdistão: Enquanto xiitas e sunitas estão se matando e a província de Anbar é palco quase diário de ataques e atentados, o Iraque tem, ao menos, uma área com relativa estabilidade.