• Matéria: Sociologia
  • Autor: luizcavalcantesjpi
  • Perguntado 5 anos atrás

Émile Durkheim diz que os costumes e as normas sociais solidificam-se em instituições sociais, que são a base da sociedade, pois exprimem maneiras de agir, de pensar e de sentir instituídos coletivamente, dando, assim, um sentido de integração entre os indivíduos que pertencem àquela sociedade. Exemplos são a família, a escola, o sistema judiciário e o Estado, pois são instituições que congregam dentro de seus elementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentação e permanente considerando essa reflexão, é incorreto afirmar:
A) Para Durkheim, os indivíduos prevalecem sobre a sociedade, pois são responsáveis pela criação das regras, normas costumes e leis que devem ser seguidas por todos na vivência social.
B) A maior coesão e vitalidade das instituições, às quais a pessoa está ligada, podem ser encontradas na intensidade da Solidariedade manifesta em seu grupo religioso, na solidez dos laços que a unem a sua família, ou na força dos valores e sentimentos que vinculam a sociedade política.
C) Quando a sociedade é perturbada por uma crise, as instituições tornam-se momentaneamente incapazes de exercer sobre seus membros o papel de feio moral. No entanto, por meio de reuniões, de assembleias e de congregações ocorre o restabelecimento da coesão necessária vida social.
D) Os grupos religiosos minoritários, que precisam lutar contra hostilidade e intolerância de outros cultos ou grupos sociais, acabam por exercer controle e disciplina moral mais severas sobre os seus membros, pois estão estreitamente próximos uns dos outros.
E) As instituições moldam os indivíduos, com suas regras e normas impessoais, o seu controle, através das sanções ou de ameaças de sanções e até mesmo com uso de violência.

Respostas

respondido por: sofiacavalcante89
8

A) Para Durkheim, os indivíduos prevalecem sobre a sociedade, pois são responsáveis pela criação das regras, normas costumes e leis que devem ser seguidas por todos na vivência social.

Está incorreta porque, para Durkheim, é a sociedade que prevalece sobre os indivíduos e não o contrário. Para ele, tudo que nós somos é a sociedade que fez, ela nos controla e nos molda.

【ツ】

Perguntas similares